Foto: Reprodução TV Tem
Além das placas de sinalização que indicam a redução da velocidade e alerta para a parada dos veículos, o asfalto ganhou "tachões" para dividir a pista e evitar que motoristas invadam a faixa contrária.

O semáforo já foi instalado, mas ainda não entrou em operação. O aparelho foi colocado próximo de uma ponte na rodovia vicinal Joaquim Lopes Freitas que liga Buri a Capão Bonito. O trecho que já foi mostrado pela TV Tem esse ano, é considerado perigoso pelos motoristas, por se estreito e ficar perto de uma curva.

Enquanto o local é preparado, a Promotoria do município questiona a medida. O Ministério Público de Buri recomendou a prefeitura, que não inaugure o semáforo, antes que novos  estudos técnicos sejam feitos. O objetivo é saber se esse tipo de dispositivo de trânsito é o mais adequado para ser instalado no local.

O promotor Marlon Fernandes considerou que a forma como a instalação foi feita, não está de acordo com o que determina o Conselho Nacional de Trânsito "CONTRAN":

"-O CONTRAN  prevê que estudos técnicos devam ser realizados, prevendo se é ou não o caso de instalação de um semáforo e se outras medidas, por exemplo, instalação de rotatórias ou lombadas, seriam suficientes para ocupar o lugar do semáforo. Mesmo quando um semáforo é instalado, a resolução do CONTRAN prevê que estudos constantes devem ser realizados pra ver se a instalação está atendendo os interesses do local, se é necessário fazer modificações , adequações ou eventualmente até o desligamento dele", disse o Promotor Marlon Fernandes

Ainda segundo o Promotor, foi pedido ao DETRAN " Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, um técnico, para que seja feito um estudo aprofundado e se a recomendação não for seguida, o MP não descarta entrar com pedido de liminar contra a decisão:

"- Caso o semáforo seja efetivamente ligado, ai vou pensar numa propositura de uma medida cautelar, pra poder barrar a instalação desse semáforo", finalizou o Promotor.

Muitos motoristas também não estão convencidos de que o semáforo é a melhor forma de tornar o trecho mais seguro:

"- O importante era que ele alargasse a ponte né? Colocasse uma lombada, ficaria muito melhor", disse o proprietário rural Benedito dos Santos.

"- O semáforo numa via rápida ficou muito perigoso né? Ontem quase eu colidi na traseira de um veículo, que viu a placa pare aqui, aí o cara parou na minha frente e quase eu colidi com ele, tem até uma marca de freios na pista feita por mim", disse o empresário Cristiano Nunes da Veiga.

De acordo com a prefeitura de Buri, ainda não há data para a inauguração do semáforo. Sobre a recomendação do MP para não inaugurar, a prefeitura preferiu não se pronunciar.