Carnaval: Polícia Militar de Itapeva dá dicas para curtir com segurança

"Ó abre alas que eu quero passar, ó abre alas que eu quero passar”, já dizia a antiga marchinha de uma das festas populares mais aguardada pelo povo brasileiro: o carnaval. Que tal entrar no clima, aproveitar a mensagem deixada e fazer um "abre alas" para algumas dicas de segurança na hora de festar?

De acordo com o comandante da 1ª Companhia de Policiamento do 54ª Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), Capitão PM Éder Bueno, o policiamento será redobrado durante o período das festividades para garantir a festa dos foliões em Itapeva (SP), porém, autoproteção e cuidados com trânsito e bebida nunca são demais. "Nesta época do ano, costumeiramente há uma tendência no aumento de furto a residência devido ao número de proprietários das casas indo viajar, por isso além de nosso trabalhoa Polícia Militar conta muito com a colaboração da própria população para a segurança", lembra o Capitão PM Éder.

A primeira orientação da Polícia Militar para quem pretende viajar neste período é que nunca deixe pra planejar a viagem de última hora, sempre antes. "Todos os anos são registrados acidentes nas estradas, muitas vezes fatais, e que poderiam ser evitados com a adoção de medidas de precaução básicas. Por exemplo, sempre fazer uso do cinto de segurança, não fazer consumo de bebida alcoólica antes ou durante a condução do veículo e, obviamente, respeitar a sinalização de trânsito, principalmente a de velocidade da via para evitar qualquer transtorno durante a viagem", explica.

Segundo o oficial da PM, é importante que, antes de viajar, as famílias certifiquem-se de terem trancado janelas e portões, além de evitar deixar outros utensílios de valor na área externa das casas, como bicicletas ou roupas no varal. “Se deixar a casa sozinha, contar com o apoio de vizinhos e tomar estes cuidados básicos são estratégias que diminuem as possibilidades de furto. Se possível, deixe algum amigo ou familiar atendendo a casa e que ele possa também recolher as correspondências, verificar se a casa está em ordem e, eventualmente acender algumas luzes durante a noite e apagar durante o dia, não deixando acesa pra não demonstrar que não tem ninguém na residência. Ao chegar a seu destino, as orientações são as mesmas e devem ser usadas no imóvel em que a família se hospedará. Outra dica é evitar comentar com pessoas que não fazem parte do círculo familiar e nem de amizade que será feita a viagem”, conta.

O melhor horário para fazer a viagem é durante o dia devido às melhores condições de visibilidade. O Capitão da PM explica que o interessante é evitar horários de pico. "Em período de carnaval o maior movimento normalmente é na sexta-feira das 15h até 00h, e no sábado das 07h até às 15h. No retorno do carnaval, na terça-feira, há um grande volume de tráfego das 14h às 00h". Se o deslocamento for feito por meio de motocicletas, os motoristas devem também lembrar de utilizar capacete. “Quem fará uma viagem longa, precisa usar técnicas de direção defensiva: fazer pausas de 2h em 2h horas e poupar o corpo de excessos físicos um dia antes da viagem. Além de claro, respeitar as sinalizações de trânsito, planejar a viagem e também não consumir bebida alcoólica nem antes e nem durante a condução da moto”.

Mas não são apenas os motoristas que precisam de atenção redobrada neste carnaval. "Aos foliões, vale lembrar que o carnaval é um ótimo mês pra se divertir, porém, a alegria, felicidade e lazer não precisa estar veiculado ao uso da bebida. Ao sair, sempre usar roupas leves, principalmente carregando poucos bens, evitando bolsas, celulares e objetos de valor pra evitar que uma diversão se torne no transtorno de ter um objeto furtado. Por fim, respeito ao próximo é o principal, sempre agindo com tolerância e respeito", finaliza Éder.

Disque Emergência - A Polícia Militar está pronta para atender a população através de seu serviço de emergência que pode ser acionado através do número 190 de qualquer aparelho de telefone, fixo ou celular. No momento da ligação é importante manter a calma, se identificar e dizer com clareza o que está acontecendo, qual o endereço da ocorrência e, se possível, um ponto de referência para que a viatura encontre mais fácil. Polícia Militar, você pode confiar

Polícia Militar de Itapeva
Carnaval: Polícia Militar de Itapeva dá dicas para curtir com segurança Carnaval: Polícia Militar de Itapeva dá dicas para curtir com segurança Reviewed by Buri Conectado on 14:11:00 Rating: 5
Comentários
0 Comentários

Featured Video