Cerca de dez pacientes e alguns funcionários que estavam no CAPS de Buri  levaram um susto na manhã dessa segunda feira (28) depois que parte do madeiramento e o forro desabou. Segundo informações o acidente aconteceu por volta das 10:00 horas e por sorte ninguém se feriu.



O CAPS de Buri atende cerca de 120 pacientes entre intensivo, semi intensivo e ambulatorial. Recebe através do Ministério da Saúde pouco mais de 28 mil reais, além de ajuda da Prefeitura com materiais entre outros.

Segundo informações, o CAPS instalou-se naquele endereço há cerca de 06 anos. Nem no momento da instalação e tampouco depois foi feito qualquer  reforma no local. Isso porque segundo, já houveram reclamações por conta da má conservação e sinais de precariedade do mausoléu, que segundo, deve custar entre R$ 700,00 à R$ 900,00 reais (aluguel) mensais aos cofres da instituição.


Segundo alguns funcionários, o Secretário de Saúde esteve no local e já está tomando providências.

 O Buri Conectado tomou conhecimento de que existe um terreno atrás da escola Francelina Franco, destinado para instalação da sede própria do CAPS e que inclusive a Prefeitura de Buri já foi notificada, que paralelo ao prédio deve haver uma Residência Terapêutica (A desinstitucionalização e efetiva reintegração de doentes mentais graves na comunidade é uma tarefa a que o SUS vem se dedicando com especial empenho nos últimos anos. Juntamente com os programas De Volta Para Casa e Programa de Reestruturação dos Hospitais Psiquiátricos, o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) vem concretizando as diretrizes de superação do modelo de atenção centrado no hospital psiquiátrico. As residências terapêuticas constituem-se como alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos por não contarem com suporte adequado na comunidade. Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não contem com suporte familiar e social suficientes para garantir espaço adequado de moradia/ fonte: http://bvsms.saude.gov.br/).




 Fotos: Buri Conectado
Por Buri Conectado