A estátua de bronze do cadete Ruytemberg Rocha, herói da Revolução Constitucionalista de 1932, morto em Buri, na defesa das tropas paulista, retrata a passagem da história por nossa terra.

Ruytemberg Rocha foi atingido com um tiro na cabeça em 27 de julho, após ter saltado da trincheira, para pegar munição. Ele morreu na hora.

O monumento, está ao lado da antiga estação de trem, hoje casa de artesanatos "Made In Buri", onde parava o trem blindado n° 2 dos revolucionários.

Aqui aconteceram os mais duros combates. Em 26 de agosto, ocorreu um dos mais longos combates da história, que durou 17 horas seguidas e ceifou a vida de mais de 300 pessoas, entre constitucionalistas e adversários, segundo o Cel Mario Fonseca Ventura , Presidente do MMDC. As águas do ribeirão Buri, ficavam avermelhadas, a cada morto que nele caía.

A cidade fez parte da estratégia e posição dos revolucionários que formaram uma espécie de cordão de trincheiras, na tentativa de inibir a entrada das tropas gaúchas que vinham do sul, a serviço do presidente Getúlio Vargas. Buri era um ponto fundamental de resistência e consequentemente sofreu intensos ataques, alguns, anunciados pelo soar dos sinos da igreja matriz.

Por Buri Conectado