O Centro de Referência da Assistência Social "Sueli Cristina Rodrigues Jardim"/ (CRAS) , foi inaugurado a cerca de um ano em Buri e desde então, vem se destacando em meio aos excelentes resultados, conquistados através de suas oficinas, entre música, esporte e dança. O CRAS foi instalado numa região estratégica, na Governador Ademar de Barros, Jd. Bela Vista (próximo a praça do Cristo). A localização é fator determinante para que ele viabilize, de forma descentralizada, o acesso aos direitos sócio-assistenciais.


O professor de viola / violão, Diogo Araujo, reveza as aulas com outros três professores no decorrer da semana. Ele falou sobre a importância da música.

" - Iniciamos há cerca de um ano e já temos em torno de 150 alunos (percussão, viola caipira e violão), entre os que iniciaram, na primeira semana, "vinte alunos" e outros que aderiram recentemente. Eles aprendem manusear e tocar os instrumentos, descontraem, participam de eventos, como ocorreu recentemente na "Expomandioca" e ajudam a levar o nome da cidade adiante. Disse Diogo Araújo.


A professora de Ballet, Patricia Romano, disse que o projeto vai além. Para ela, a cada ensaio, as crianças compartilham as alegrias por estarem ali, algumas, as barreiras que as impedem de integrarem o projeto, entre outros.

" - As crianças chegam aqui muitas vezes com inúmeros problemas, a gente conversa e enfim, eles voltam felizes, com ideia de trabalhar em grupo, de amizade, elas se sentem realmente inclusas e levam isso para casa. Disse Patricia Romano


Para a Assistente Social Geruza Mendes Souza da Cruz, o "CRAS" segue no rumo certo, desenvolvendo trabalhos de convivência e de fortalecimento de vínculo, que tiram cerca de 200 crianças da rua. Para ela, o fato dessas crianças e adolescentes gostarem de estar no CRAS, trata-se de uma resposta positiva a tudo que vem sendo desenvolvido.

A Assistente Social informou também, que o trabalho do "CRAS" de Buri, chamou atenção do SENAC, um grande parceiro em desenvolvimento de cursos, tanto à equipe interna, quanto aos referenciados, a ponto de elaborarem matérias, sobre os trabalhos que viram em Buri, qualificados por eles como "humano".

" - Nós temos essas crianças e adolescentes sempre perto, oque nos permite diagnosticar situações e prevenir as desagradáveis". Disse Geruza da Cruz.

O "CRAS" de Buri oferece outros atrativos, como a Capoeira e é aberto a toda população, à aqueles que gostariam de conhecer ou participar, mesmo não estando inserido em programas de transferência de renda do governo.

Por Buri Conectado