Muita gente foi contra a realização das Olimpíadas no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. Aquela velha história que um país que não tem saúde, segurança, educação, não poderia gastar em um evento como esse.

Não me preocupo com o quanto foi gasto e sim, me preocupo com o quanto desapareceu dos cofres públicos, através das propinas, das falcatruas de políticos e empresários. Me preocupo com essa grande e praticante lei que existe no Brasil que é: "-vamos levar vantagem em tudo". " - Da o meu que eu dou o seu".

Esses valores desviados dariam sim para investir nos setores necessários para suprir as necessidades do povo brasileiro. Esses atos, além do prejuízo financeiro, suja vergonhosamente a nossa imagem no exterior.

As Olimpíadas, ao contrário, enaltece e demostra os valores do nosso país, pois a organização dos jogos frustou muitos que não acreditavam da pujança, da determinação do povo brasileiro. Durante dezessete dias o mundo respirou Brasil e assistiu a maior, a melhor, a mais comovente abertura dos jogos olímpicos.

O planeta parou para olhar e aprovar o trabalho realizado com muita inteligencia, com muita sabedoria e total dedicação com o que estavam fazendo. Lindo, lindo, lindo... Chegou o dia da festa de encerramento e aconteceu outro espetáculo!

Não tão sofisticado como a abertura, mas de uma simplicidade que ninguém esperava e que mexeu com todos que assistiam e muito mais para aqueles que estavam presente. Os atletas olímpicos se apaixonaram pelo que viram e que pela primeira vez puderam interagir com as escolas de samba presente! Principalmente as mulatas....

A Olimpíada trouxe para o Brasil 206 nacionalidades! Milhares de atletas! Grandes estrelas que vieram já com suas medalhas garantidas. Anônimos que se tornaram estrelas. Personalidades mundiais! Uma grande e linda mistura de esportistas ricos e pobres. Grandes países e países emergentes.

Parabéns a todos que tornaram esse sonho em uma realidade e finalizando mais uma vez, foi cumprido aquilo que é o grande significado das Olimpíadas: " O IMPORTANTE É COMPETIR "

Por Reynaldo Baptista