No final de março, o Buri Conectado mostrou, quando parte do teto/ forro do prédio, que abrigou o Centro de Atenção Psicossocial de Buri "CAPS"  por seis anos, havia desabado.

Alguns funcionários e cerca de dez pacientes, estavam naquelas dependências, no momento do acidente porém, apesar do susto, ninguém se feriu. Na ocasião, a prefeitura de Buri buscou um endereço alternativo, até a conclusão da nova e definitiva "sede própria".

 As obras avançam rapidamente e paralelo ao novo prédio, instalado na Rui Barbosa (altura do cemitério municipal), deverá funcionar também, uma "Residência Terapêutica", conforme notificação enviada à prefeitura, já que os "hospitais psiquiátricos" estão com os dias contados.



Entenda.

"A desinstitucionalização e efetiva reintegração de doentes mentais graves na comunidade é uma tarefa a que o SUS vem se dedicando com especial empenho nos últimos anos. Juntamente com os programas De Volta Para Casa e Programa de Reestruturação dos Hospitais Psiquiátricos, o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) vem concretizando as diretrizes de superação do modelo de atenção centrado no hospital psiquiátrico. As residências terapêuticas constituem-se como alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos por não contarem com suporte adequado na comunidade. Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não contem com suporte familiar e social suficientes para garantir espaço adequado de moradia/ fonte: http://bvsms.saude.gov.br/).

O CAPS de Buri atende cerca de 120 pacientes entre intensivo, semi intensivo e ambulatorial. Recebe através do Ministério da Saúde, pouco mais de 28 mil reais, além de ajuda da prefeitura com materiais, entre outros.

Por Buri Conectado