Pais que buscaram recentemente por atendimento à seus filhos no Pronto Atendimento de Buri, foram surpreendidos com a notícia de que a pediatra, Dra. Érika Idalina Guanas Pereira, que atendia toda segunda feira, havia deixado de trabalhar no local. Segundo informações, ela teria feito pedido de exoneração do cargo de médica plantonista clínica geral no dia 13 de março desse ano. Sem maiores explicações, esses pais foram orientados a procurar por especialistas do mesmo segmento nos PSF's e no ambulatório.

Ocorre que o atendimento oferecido nesses Centros de Saúde, não são emergenciais. Além de que, estão congestionados, com vagas disponíveis pra daqui um ou dois meses e são limitados (atende-se um número pequeno de pacientes ao dia). O cenário é desanimador, mas, existe uma chance remota para aqueles que tem pressa "aguardar por horas a desistência de algum paciente". Ao contrário, o tempo de espera torna-se perdido.

Apesar da situação, o secretário de saúde de Buri, Ronaldo Danilo de Almeida declarou que o atendimento "clínico geral" não foi afetado e garantiu que está normal. O prazo dado por ele, para que um (a) novo (a) pediatra esteja atendendo no Pronto Atendimento, é de uma semana.

Nós entramos em contato com a pediatra Dra. Érica, para saber sobre os motivos de seu "pedido de exoneração" num momento controverso a situação nacional, tanto na área da saúde, quanto na questão do desemprego.

Ela preferiu não entrar em detalhes por não ser partidária à A ou B e que os motivos foram pessoais. Dra Érica já está trabalhando em sua cidade Natal, mas sinalizou que está a disposição do governo buriense, em caso de um novo contrato.

Por Buri Conectado