Imagem Ilustrativa

Até 2018, o sinal analógico será desligado em todo o Brasil. Isso quer dizer que os canais abertos serão transmitidos apenas em sinal digital, garantindo que toda a programação tenha mais qualidade de som, imagem, sem ruídos ou chiados.

Progressivamente algumas cidades da região estão aderindo a nova tecnologia e com isso, já recebem o sinal digital de alguns canais. Boa parte delas, devem oferecer 100% de sinal digital aos respectivos telespectadores até novembro desse ano. As demais terão até novembro de 2018, data prevista para o desligamento total do sinal analógico em território nacional.

É válido lembrar que, é preciso se adaptar o quanto antes à nova tecnologia ( TV digital). Deixar pra última hora pode ser um desastre, já que a procura por conversores e antenas  nas lojas (inclusive valores)  tende a aumentar.

O pedido do sinal digital em Buri, segundo a assessoria do governo, já foi protocolado pela Prefeitura Municipal junto ao Ministério das Comunicações e aguarda resposta. Ainda segundo, a nova tecnologia deve chegar por aqui, já no próximo ano. Só depois, o transmissor analógico será substituído pelo digital.


DUVIDAS MAIS FREQUENTES RELACIONADAS A TV DIGITAL:

1) O que é a TV Digital? A TV Digital aberta é a evolução da TV que todos nós conhecemos. É um novo tipo de sinal de TV gratuito que os canais de televisão abertos estão oferendo à população brasileira e que proporciona uma imagem sem chuviscos e fantasmas e um som sem chiados. Com a TV Digital aberta e gratuita, você verá seus programas na TV com muito mais nitidez, uma vez que a imagem é em alta definição, isto é, Full HD.

2) O que é uma imagem Full HD? Se você olhar a tela do seu aparelho de televisão bem de perto, verá que imagem é formada por pequenos pontos. Estes pontos são chamados de pixels e quanto mais pixels melhor é a imagem que você vê. A imagem de TV comum tem 640 pixels na direção horizontal e 480 pixels na direção vertical. Já no caso de alta definição, ou Full HD, a imagem tem 1920 pixels na direção horizontal e 1080 pixels na vertical em um televisor de LCD, LED ou plasma. Isto quer dizer que a TV Digital proporciona uma imagem seis vezes melhor do que a da TV de tubo. Além da definição muito superior da imagem, a TV Digital tem o formato de tela 16:9, enquanto na TV comum o formato é o 4:3.

3) Por que a TV Digital oferece mais mobilidade? O sinal digital permite que você assista a TV Digital quando estiver em movimento. Ou seja, você pode assistir aos seus programas prediletos no ônibus, no táxi, no carro ou simplesmente andando. Basta ter um celular ou uma mini TV que receba o sinal da TV Digital.

4) O que significa interatividade na TV Digital? A TV Digital permite a interação do telespectador com o programa que está assistindo e utilizar serviços disponíveis por meio do sinal da TV. Com esse recurso, você pode ver informações detalhadas do programa, responder perguntas, conhecer melhor produtos e serviços que você deseja comprar e ter acesso a informações sobre serviços do governo e de utilidade pública. A interatividade na TV Digital é possível porque todos os televisores fabricados aqui a partir de 2013 permitem executar programas que rodam no “Ginga”, que é uma linguagem de desenvolvimento de aplicativos criada no Brasil. Alguns canais de televisão, além de enviar o sinal da TV Digital Aberta para sua casa, enviam também um sinal com aplicativos interativos. Um televisor que tenha o selo DTVi (ou seja, que tem “Ginga”) é capaz de executar estes aplicativos.

5) Quais são as outras vantagens do sinal digital? O áudio, certamente. Se você possui um home theater, então poderá ouvir os seis canais de áudio que são transmitidos pela TV Digital. Você notará uma grande diferença ao assistir a um programa que possui diversas fontes de sons na mesma cena, tais como shows musicais, filmes de ação, partidas de futebol e programas de auditórios.

6) Eu tenho que pagar para ter TV Digital? Não. A TV Digital Aberta é totalmente grátis.

 7) Tenho uma TV de tubo, como descubro se ela recebe sinal digital? Se a sua televisão é de tubo, certamente ela não é digital, independentemente do ano de fabricação. No entanto, existem algumas soluções como comprar um conversor e uma antena que seja adequada.

8) Tenho uma TV de tela fina, mas não sei se é digital. Como descubro? Se a sua televisão de LED, LCD ou Plasma tiver o selo DTV, independente do ano de fabricação, ela já é digital. Se a sua TV de LED, LCD ou Plasma não tiver esse selo provavelmente ela não é digital. Os aparelhos fabricados a partir de 2010 têm mais chances de serem digitais. Nesse caso, para ter certeza, o ideal é consultar o manual do aparelho ou ligar para o fabricante.

 9) Minha TV é digital, o que devo fazer? Verifique se ela está instalada e ligada na tomada e conecte a TV à antena antes de ligar. A grande maioria dos aparelhos encontra os canais automaticamente ao fazer uma varredura dos canais disponíveis na região. Em caso de dúvidas, consulte o manual.

10) Minha TV não é compatível com o sinal digital. O que posso fazer? Neste caso, você tem duas opções: investir num conversor digital ou trocar de televisão. Em breve, a TV digital será o único sinal de TV aberta a ser transmitido no Brasil. Se optar por uma nova TV, certifique-se que a sua nova televisão tem o conversor digital embutido. Se a sua TV tiver entrada de sinal digital, a alternativa é comprar um conversor. Como o próprio nome já diz, o conversor transforma o sinal digital que chega à sua casa em um sinal compatível com a sua TV. Você deve escolher o seu conversor de acordo com o seu aparelho. E para cada TV da sua casa, você vai precisar de um conversor individual para receber o sinal.

11) O que é preciso para conectar um conversor? O conversor deve se conectar a TV por um cabo HDMI, geralmente já fornecido com o conversor. Se o televisor dispõe de mais de uma entrada HDMI, escolha uma e lembre-se de selecionar no televisor a entrada correspondente: entrada HDMI 2, selecione canal HDMI 2.

 12) Como configurar um conversor? Verifique se ele está instalado e ligado na tomada. Conecte-o à antena antes de ligar. Muitos produtos já fazem a busca de canais automaticamente quando são ligados, realizando uma varredura dos canais disponíveis na região. Na própria TV, identifique como visualizar a imagem que vem do conversor. A partir desse momento, os comandos serão feitos através dos botões do controle remoto do conversor. Consulte o manual do conversor para o passo-a-passo da configuração.

13) O que é necessário além do conversor para receber o sinal digital? Em alguns casos, será necessário trocar a antena da sua casa. O sinal da TV Digital é geralmente transmitido em UHF, mas nas regiões metropolitanas de algumas grandes cidades existem canais digitais também em VHF. Por isso, é bom conferir qual a sua antena para ter certeza que você está tendo acesso a todos os canais disponíveis.

 14) Que antena eu devo comprar? Para ter certeza de que está recebendo todos os canais digitais, providencie uma antena UHF ou uma antena combinada VHF+ UHF. Antenas que só pegam o sinal VHF não são ideias para receber o sinal digital.

15) E se eu não moro em casa, mas em apartamento, o que devo fazer com a antena? Se seu prédio tem antena coletiva a responsabilidade é do seu prédio. É de direito ter uma opção de assistir à TV sem precisar pagar por uma TV por assinatura. Nesse caso, verifique com o síndico ou zelador se a antena compatível já está instalada. Caso use antena interna será necessário trocar por uma que pegue sinal UHF ou uma VHF+UHF.

16) Que tipos de antenas existem? Externa, interna e coletiva. A maior variedade está naquelas que são externas, ou seja, que ficam no telhado da casa. Nesse caso elas devem ser dos tipos Log periódica, Yagi ou Boca de Jacaré. É importante observar se a construção da antena é robusta e se todas as peças estão fixadas corretamente, pois o equipamento ficará exposto à ação do sol, chuva, vento e outros fatores climáticos. A interna é aquela que fica dentro de casa. Caso você não saiba se o sinal de TV pega bem na sua casa, pergunte aos seus vizinhos ou a um especialista, o chamado antenista. A antena deve ser posicionada próxima a uma janela. É muito simples de instalar. Basta conectar no seu conversor digital ou na sua TV e fazer a busca dos canais. Se ela for coletiva, em caso de prédios, por exemplo, basta conectar o conversor no cabo da antena coletiva. Verifique com o síndico ou zelador as condições da antena coletiva. É direito seu ter a opção de assistir à TV sem precisar pagar por uma assinatura. Além disso, é importante utilizar um cabo de boa qualidade, que evita interferências e perdas. O ideal é o cabo coaxial, formado por um fio central envolvido por um material isolante e pelo menos 70% de malha – responsável por bloquear as interferências externas. Os modelos mais recomendados são os RGC-59 e o RG-6.

17) Como instalar a TV digital? Em TVs que já possuem o conversor embutido, basta conectar a antena Digital na sua TV, pela entrada ANTENA ou ANT IN. Em TVs de tela fina sem conversor, é preciso conectar a TV ao conversor, por um cabo HDMI na entrada HDMI. Já a TV Tubo não dispõe de entrada de sinal digital. Neste caso, a solução, é conectar o conversor externo à TV, pela entrada RCA. Para isso, você precisará de um cabo RCA, aquela dos três pinos, um amarelo, um vermelho e um branco. Na instalação, devem ser conectadas as cores e letras correspondentes.

18) Corro o risco de ficar sem sinal na TV? Não. O sinal de TV aberta atual, que é o Sinal Analógico, somente deixará de ser transmitido quando a cidade estiver recebendo o sinal de TV Digital aberta. E o sinal de TV aberta não será trocado em todas as cidades de uma só vez. Para que a população e as emissoras possam se preparar, o governo estabeleceu um calendário que vai até 2018, para a modernização do sinal nas cidades do País.

19) Como eu descubro quando a minha cidade vai começar a receber só sinal digital? Essa é fácil. Basta entrar no site da campanha Você na TV Digital . O site reconhece automaticamente o local em que você se encontra. Se não funcionar, é possível buscar por cidade. Em São Paulo, por exemplo, o sinal analógico será desligado em 15 de maio de 2016.

20) Quando poderei ter acesso ao sinal digital? As emissoras de TV aberta estão trabalhando desde 2006 para levar o sinal de TV Digital às cidades brasileiras e o sinal de TV Digital aberta já está presente em mais de 700 cidades no País e este número aumenta todos os meses. Se a sua cidade já tem o sinal digital você pode assistir a programação de um canal tanto na TV analógica Aberta quanto na TV digital aberta. Somente a partir da data estipulada no calendário do Governo Federal é que o sinal passará a ser somente digital. No site oficial da TV Digital brasileira é possível descobrir em que cidades o sinal digital já está habilitado.

Fonte: Tecnologia - iG