A cerca de uma semana, houveram alterações no secretariado do governo municipal, onde na ocasião os vereadores Ronaldo Danilo de Almeida, então secretário da saúde e Francisco (Chico) Lopes recém nomeado como secretário de habitação, deixaram seus respectivos cargos, retornando para o Legislativo.

Em entrevista na rádio Módulo FM na última segunda feira, o prefeito Omar Chain comentou sobre as alterações. O prefeito elogiou o trabalho dos secretários e citou especialmente o caso do vereador Ronaldo, conforme lhe foi questionado.

Segundo ele, apesar do desempenho e trabalho oferecido pelo então secretário de saúde, o governo quer e precisa de mais resultados, sugerindo não ter atingido suas expectativas. Omar Chain disse ainda que a secretaria não é um casamento, ou pra sempre e portanto novas alterações poderão ser feitas.

Na semana passada o Buri Conectado entrou em contato com o vereador Ronaldo, questionando-o referente a alteração. Devido a compromissos, o vereador só conseguiu nos responder nessa terça feira (29).

Em nota Ronaldo informou entre outros, que no dia 18 de agosto o prefeito Omar o chamou em seu gabinete, sugerindo sua exoneração, sob alegação de instabilidade financeira.

" - Informo que no dia 18 de agosto do corrente, o Exmo Prefeito Omar Yahya Chain, solicitou minha presença no gabinete da prefeitura, para fazer algumas observações/ solicitações, entre elas, que eu pedisse exoneração da Secretaria de Saúde e retornasse à Câmara Municipal. Durante a reunião, fizemos um balanço do período frente à pasta, período que conquistamos importantes resultados. A Justificativa da solicitação de exoneração se deu referente à instabilidade financeira, onde a folha de pagamento encontra-se em 54,48% até dia 31 de julho do corrente. Dessa forma, atendo a solicitação do Sr. Prefeito e pensando na economicidade, protocolei então meu pedido da saída da Secretaria da Saúde no dia 21 de agosto, voltando a assumir meu cargo eletivo junto ao Legislativo...

... Como secretário de saúde, pude conhecer de perto a realidade de uma grande parcela da população buriense, a qual depende inteiramente dos serviços que a citada Secretaria realiza. Sou grato pela oportunidade oferecida pelo Prefeito, mas principalmente pela confiança depositada a mim, pelo povo buriense, o qual tanto almeja por melhorias. Infelizmente quando se mexe numa equipe, acaba desestruturando o serviço. Houve também mudanças no setor de transporte, a saída da senhora Ana Aparecida de Oliveira Pinto, responsável pelo transporte municipal, onde buscou humanizar o serviço. Sabemos que falhas existem, buscamos a cada dia corrigi-las, empenhando sempre para que pudéssemos alcançar a excelência das ações. Uma nova equipe com novos desafios, os quais a cada dia buscou-se desempenhar cada função da melhor maneira possível, sempre procurando conhecer de forma integral cada paciente, assim indo de encontro as suas necessidades...

...Saio com a certeza de missão cumprida até onde me foi delegado e enriquecido de um novo saber e com muitas ações efetuadas e o principal; o respeito e as amizades conquistadas. Agradeço a todos colaboradores que compõe a SMS, a qual tive orgulho de estar coordenando por cerca de 08 meses. Muito obrigado, volto a Câmara Municipal onde buscarei representá-los com excelência. Desejo a nova gestora na área da saúde que tenha grande êxito em suas ações, visando sempre o bem estar do povo buriense. Que fiz de certo, que continue, mas o que fiz de errado, que se corrija". Disse Ronaldo.

O ex secretário de saúde e agora vereador Ronaldo,  finalizou a nota dizendo: O conhecimento técnico, jamais suplantará a vontade política.


O Buri Conectado conversou também com o vereador Chico Lopes, na última segunda feira, durante intervalo da Sessão Ordinária na Câmara.

Chico Lopes disse que sua entrada na Secretaria da Habitação foi provisória e que tratou-se de um acordo entre ele e o Prefeito Omar. Disse ainda que a cerca de 15 dias atrás, teria procurado o prefeito, para comunicar-lhe sobre seu interesse de retornar a Câmara Municipal, já que ele havia sido eleito para tal cargo eletivo. Ele disse ainda que tratou-se apenas de uma ajuda na administração e portanto preferiu retornar ao Legislativo. O vereador informou que, baseado em seus conhecimentos, as respectivas pastas deverão permanecer dessa forma, sem substituição.

Por Buri Conectado