A próxima etapa da evolução social e de gestão pública será o estabelecimento de redes sociais de solidariedade e auxílio, onde a Comunidade irá requerer uma organização social " cooperativa" que alimente a rede de comunicação, estimule o compartilhamento e propicie um ambiente de apoio mútuo.

Teremos etapas a serem vencidas como o congestionamento nas redes com assuntos não tão coletivos ( bom dia; boa tarde; boa noite; versículos bíblicos, etc). Mas caminhamos para superar esses percalços do caminho. Criaremos redes para a negociação das situações de conflitos, em seguida caminhos melhores a seguir em termos de interesse coletivo, numa real aplicação de democracia com a participação de todos dentro da rede nas decisões.

Caberá a administração pública ter gestores cada vez mais integrados e preparados para essa nova forma de relacionamento com a comunidade, lembrando que a "cooperação" nunca significará ausência de conflito de interesses, mas sim um conjunto de regras para negociar conflitos de interesse de uma forma que os resolverá.

O gestor público terá que ver nas redes uma forma de aproximação com o bem coletivo, nunca prometendo não cometer erros ou até não admitir que eles existam. Certamente o maior desafio dos gestores públicos e as Instituições Públicas por eles representadas, será aprender a "cooperar".

 POR CAP. PM MACIEL
 "Polícia Militar, Você Pode Confiar"