Os pacientes dos PSF's (Postos de Saúde da Familia) São José e Vila Rosa estão a cerca de dois meses sem atendimento médico. Por enquanto, apenas casos mais urgentes estão sendo remarcados com outros clínicos. Tal fato gerou desconforto entre esses pacientes que desde então, não sessaram suas reclamações. O vereador Reginaldo Corrêa "Naldo" foi procurado por muitos deles, já que o político vive em um dos bairros em questão "São José". Eles pediram que ele buscasse explicações , quanto a falta de médico, junto a Secretaria de Saúde.

No dia 12 de março o vereador protocolou o requerimento n° 45/2018 onde questionava sobre a data do restabelecimento do atendimento médico.

A Secretaria de Saúde de Buri emitiu um outro documento respondendo ao requerimento do vereador. Trata-se das mesmas respostas a que o Buri Conectado teve acesso, durante uma conversa com a secretária de saúde Angélica Noronha de Albuquerque.

Ao Buri Conectado ela detalhou sobre o que teria provocado os distintos problemas que interromperam os atendimentos nos postos de saúde. Segundo ela, logo que saiu o resultado do último concurso público, o primeiro médico foi chamado. O profissional que deveria estar atendendo no PSF da São José, se apresentou e chegou a prestar atendimento no dia 09 de abril.

Angélica disse que o problema iniciou a partir do momento em que estipulou a ele o horário de atendimento que seria (06 horas dia) de segunda a sexta feira e que corresponderia as necessidades da população buriense.

Contrário ao horário, já que o médico sugeriu cumprir as (30 horas) de segunda a quinta feira, o atendimento foi interrompido.

A secretária Angélica completou que o horário deve atender as expectativas da supremacia pública, ou seja, da população e não interesses pessoais. Já segundo informações a que o Buri Conectado teve acesso, o médico teria informado constar no edital do concurso, apenas a carga horária, sem detalhes de como seria cumprida.

A secretária informou que existe um prazo dentro da legalidade (com término previsto para a próxima semana), para que o médico se apresente. Caso isso não aconteça dentro desse prazo, o terceiro colocado no último concurso poderá ser chamado.


Quanto ao PSF da Vila Rosa, a secretária informou que esses pacientes terão os atendimentos restabelecidos já no próximo dia 30 de abril e que o transtorno se deu apenas por questões de "prazos legais, apresentação e documentação". Isso quer dizer que o médico, segundo a ser chamado, tem 30 dias após a entrega de documentos, para assumir o posto. O que deve acontecer na próxima segunda feira.

Por Buri Conectado