A greve dos caminhoneiros que iniciou ontem segunda feira (21) em vários estados brasileiros continuou nessa terça feira (22) e ganhou força na região sudoeste do estado de São Paulo. Quem passou pela (SP 258) Francisco Alves Negrão entre Itapetininga e Itapeva encontrou trechos tomados por caminhões que estavam parados no acostamento. Um dos atos concentrou-se na entrada de Capão Bonito, o segundo no trevo de acesso a Taquarivaí.

Empresas de transportes de Itararé também aliaram-se aos caminhoneiros e aderiram a greve. Eles percorreram em carreata pela rua São Pedro (principal da cidade) com faixas, sugerindo apoio ao movimento.

A paralisação deu-se inicialmente por conta do aumento no preço do diesel e da gasolina. Só na semana passada foram cinco reajustes seguidos (total; 6,98% gasolina e 5,98% diesel). Reajustes que aliados a outros fatores como valores dos pedágios, cargas, manutenção do veículo, entres outros, geram gastos excessivos e prejudicam a categoria, responsável pelo escoamento de aproximadamente 60% de nossos produtos diversos via estradas.

A maioria dos atos, em especial nos trechos de Capão Bonito e Taquarivaí, impedem a passagem de caminhões, porém libera a de carros de passeio e outros veículos.

A Petrobras se manifestou e segundo o G1, anunciou que a partir de quarta-feira (23), o valor cairá 1,54%.


Por Buri Conectado