Pacientes utilizaram-se da página do Buri Conectado no Facebook para relatar possíveis transtornos na área da saúde, em diferentes setores antes mesmo do atendimento.

O primeiro relato é do dia 05 de outubro onde um cidadão ao aguardar uma vaga para passar no dentista no posto de saúde da São José (hospedado num prédio no Centro da cidade devido a reformas) questionou o porquê de não ter recebido atendimento, mesmo havendo segundo ele, desistências. Ele ainda ironizou quanto aos ganhos da profissional para atender, conforme relato, apenas um paciente e sugeriu maior fiscalização por parte do executivo, criticando a demora para inicialização das vacinas em crianças associada ao tempo de café da enfermagem.

Relato publicado em 05 de outubro as 09h57.

"Bom dia , pessoal de Buri. Estou no posto de saúde do centro vim passar no dentista para encaixe não veio ninguém que estava agendado e estava aqui para encaixe Eu e mais um rapaz que estava na minha frente ele passou pelo dentista e ela falou que não tem mais vaga para atender !!!! Ela ganha seu salário que a população paga pra atender uma pessoa por dia vamos acordar Buri pois tem muita gente fazendo hora com a população isso serve de alerta , crianças para tomar vacina aguardando enfermeira tomar café e começar a dar vacina 10:00 da manhã Sr,o prefeito Omar vamos fiscalizar esses postos de saúde pois sei que nem imagina que esteja acontecendo isso" [SIC]

Hoje pela manhã recebemos um nova reclamação. Dessa vez de uma paciente que aguardava para ser atendida no Ambulatório Municipal. No texto ela afirma ter chego com seu filho por volta das 07h30 da manhã já que tinha consulta marcada para as 08h. Mas segundo ela, só foi atendida por volta das 11h. Durante a espera ela teria observado a chegada do médico, o início dos atendimentos e que até então era a 6º paciente da lista. Ao perceber que pacientes que haviam chego depois estavam sendo atendidos antes, ela questionou junto a recepção. Segundo a informação que teria sido repassada de forma bastante educada, era que o médico atende na ordem que deseja.

Relato de hoje 16 de outubro de 2018.

"A consulta foi marcada para as 8h. Eu e meu filho chegamos as 7:30h. Fizemos a ficha e a funcionária da recepção marcou nossos nomes na lista de comparecimento. Eu era a de número 6 da lista. O médico chegou por volta das 9h e começou a atender por volta das 9:25h. Enquanto eu esperava fui notando q pessoas q fizeram a ficha depois de mim estava sendo atendida... E depois de mais de 10 pessoas eu ainda não tinha sido atendida. Fui até a funcionária da recepção e perguntei pq eu ainda não tinha sido chamada. Ela foi muito educada comigo e me explicou que o médico é assim mesmo, atende na ordem q ele quer e mistura todas as fichas. Continuei aguardando e sai de lá por volta das 11:30h" [SIC]


Sobre esses relatos nós enviamos e questionamos à nova secretária de saúde de Buri Iveline Cariati, que nos informou não ter recebido nenhuma reclamação relacionada a eles na Secretaria.

"Estou sabendo por você hoje. Referente ao 2º caso o atendimento é a partir das 7h da manhã no Ambulatório. Estarei verificando o porque desse atraso , porque até o momento ninguém passou nada sobre esse horário dele" Disse

Quanto aos horários de almoço e café dos funcionários, questionamos se havia uma fiscalização referente a pontualidade. A secretária informou que o horário de almoço é direito deles mas que iria verificar quanto aos horários de café. Além disso, Iveline informou que conversaria com as duas equipes para saber o que aconteceu.

Por Buri Conectado