Aproximadamente novecentas '900' pessoas ficaram sabendo durante essa semana, se contraíram ou não, algum tipo de doença sexualmente transmissível.

A campanha que iniciou no dia 03 de dezembro e percorreu por vários pontos específicos para coleta, verificou através de um teste rápido, a possibilidade do paciente ter contraído HIV, Hepatites B e C e Sífilis. Os dois últimos dias de testes aconteceram na praça da Bíblia, onde quase duzentas '200' pessoas foram atendidas.

A equipe formada por enfermeiros de várias unidades de saúde do município se revesou. Enquanto alguns checavam os dados - pré exames - outros coletavam o sangue a ser analisado. Assim que concluído, o resultado era informado de forma discreta e sigilosa a cada paciente.

Segundo o enfermeiro Francisco Azevedo, até as 14:00 horas dessa quinta feira (06) nenhum exame havia apontado HIV ou Hepatite B e C. Já a Sífilis foi detectada em pelo menos  2%  - média -  dos testes realizados desde o início da campanha.

Francisco ilustrou duas hipóteses que podem ter contribuído com esse resultado. As pessoas estão atentas aos riscos e consequentemente estão se prevenindo mais durante as relações sexuais ou aqueles que contraíram ou desconfiam estar com HIV ou Hepatite B e C, podem ter optado por não realizar o teste.

Caso o teste aponte qualquer uma dessas doenças, é solicitado em seguida, um exame confirmatório. Insistindo o resultado positivo o paciente passa a ser acompanhado e recebe tratamento na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Por Buri Conectado