Desde que publicado a informação sobre o furto de uma tv 'objeto tido com patrimônio público', que segundo a Polícia Militar pertencia a prefeitura, familiares dos suspeitos passaram a contactar o administrador do Buri Conectado, com tons de ameaça, ordenando a retirada da imagem que afirmam identifica-los. Reveja

A primeira chamada se deu por volta das 15h33, onde uma mulher que se identificou como mãe de um deles - não informando o nome - disse que seu filho era menor de idade e que não havia nenhuma prova que o mesmo teria participado do furto, tanto que segundo ela, ele havia sido liberado. Ainda por telefone ela informou que, apesar da imagem ter sido descaracterizada, era possível identifica-lo e que isso estaria causando transtorno aos familiares e portanto deveria ser retirada naquele momento.

O segundo contato ocorreu as 16h20 através de um outro número. A mulher também não revelou o nome, mas disse ser a mãe do outro rapaz. Por telefone ela disse que o veículo não tem direito de 'expor' pessoas inocentes e que tanto seu filho e 'seu sobrinho' - não fizeram parte do furto, desmentindo a informação anteriormente repassada pela polícia.

Informada que tratava-se de uma informação oficial - assim como todas as demais publicadas no Buri Conectado - e que toda exposição quanto aos dois havia sido evitada, a mulher ainda questionou, se caso quisesse, o administrador não poderia retirar a imagem. Ainda bastante exaltada ela questionou ao fato do BC publicar a imagem, dizendo que em casos, segundo ela piores, isso não ocorre. Enquanto a conversa se estendia, ao fundo vozes de: "faça tirar, mande tirar" eram ouvidas.

Ambas foram orientadas pelo administrador, em caso de sentirem-se lesadas, procurarem tanto a Polícia quanto a Justiça, para qualquer alteração ou mesmo retratação, caso haja qualquer equívoco.

Mesmo assim, aparentemente insatisfeita com a recusa na retirada da imagem do noticiário,  a 'segunda mãe', na segunda ligação disse que buscaria um advogado e que faria de tudo para processar o administrador e seu veículo.

Nota: O Buri Conectado entende que essa é uma tentativa clara de cercear o direito da população buriense, as informações e aos fatos que ocorrem na cidade, baseado em interesses próprios. Esse tipo de acesso, com tons de ordem e ameaça, não é o primeiro e certamente não será o último.

O Buri Conectado continuará atuando, melhorando ainda mais o seu desempenho e garantindo que seus seguidores acompanhem todo e qualquer acontecimento, com qualidade e responsabilidade.

O Buri Conectado não recuará no que se refere a prestar seus serviços, mesmo sob ameaças. Dentro dos critérios e normas de noticiabilidade avançaremos cada vez mais, a fim de trazer rápidas respostas à nossa comunidade, através do nosso trabalho e dos respectivos setores responsáveis pelo desenvolvimento social e pela ordem pública.

(O inciso IX, do art. 5º da Constituição, diz que: "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença")


Advogado Vicente Dianezzi

... A imprensa, portanto, não tem somente o direito de informar, mas também e principalmente o dever público de prestar informações. Além disso, o direito de informar e de fruir plenamente da liberdade de expressão representa o ditoso resultado da conquista da democracia contra o nada saudoso regime autoritário, jamais podendo ser limitada ...


Imagem Ilustrativa
Por Buri Conectado