Ao longo da semana os internautas puderam participar de uma consulta pública virtual, a respeito dos possíveis candidatos à prefeitura de Buri no próximo exercício (2020 -2024). A consulta iniciou na terça feira (15) e terminou no último domingo (20).

Apesar de alguns acreditarem que ainda é cedo para se discutir sobre o assunto, é importante lembrar que, todos aqueles que pretendem disputar as próximas eleições municipais, tanto para o cargo de Executivo quanto Legislativo, deverão estar devidamente filiados a seus respectivos partidos, pelo menos 06 meses antes da data fixada para as eleições. Saiba mais aqui. 

A consulta contou com a participação de '547 pessoas' (votos válidos) que responderam a seguinte pergunta: Qual (entre Reginaldo Correa, Omar Chain e Ú Fonseca) seria o mais cotado para disputar a prefeitura de Buri nas próximas eleições?

1º - Omar Chain   - 228 votos - 39 a mais que o segundo colocado
2º - Reginaldo C. - 189 votos  - 59 a mais que o terceiro colocado
3º - Ú Fonseca     - 130 votos  - ......................................................


Ilustrativo 

A movimentação.

Em pouco tempo - dois anos - coisas intrigantes ocorreram desde a eleição. Uma delas, a transição de conhecidos e ferrenhos militantes de 'um lado para outro'.

Observando o histórico político e os embates da última campanha municipal entre Omar Chain e o candidato de Ú Fonseca, é difícil calcular com precisão, o que pode ter levado essas pessoas a migrarem de forma rápida.

Interesses pessoais atendidos ou não? Questões ligadas ao desenvolvimento coletivo 'ou a falta dele'? São inúmeros fatores que geralmente criam 'atritos', promovem 'discussões' e criam 'especulações'. É exatamente daí que surgem os nomes e suas possibilidades.


De boatos para resultado.

O resultado da consulta pública ilustrou exatamente o que vem sendo discutido pela população buriense nas ruas, em casa e até mesmo em suas confraternizações aos finais de semana. Debates que em algumas vezes nem mesmo eles, 'os políticos', fazem ideia que já estejam ocorrendo.

Enquanto as já mencionadas lideranças e suas militâncias se digladiam, no intuito de convencer maior parte do eleitorado - que se dividiu na última eleição - através de comparativos, com objetivo de mostrar mais ou menos trabalho e apontar o oponente, surge um detalhe que talvez não esperassem ou não acreditassem que pudesse acontecer.

O nome do vereador Reginaldo Correa 'Naldo' despontou na consulta, beirando o resultado do atual prefeito Omar Chain e deixando pra trás o ex prefeito Ú Fonseca. Seria Naldo um forte oponente?

Não sabemos ainda se ele, Naldo e também os demais serão, poderão ser ou indicarão algum candidato para as próximas eleições. Até 2020 muita água rolará debaixo da ponte.

Hora de mostrar serviço e criticar. 

Porém, através desse resultado podemos esperar  um melhoramento e até um desdobramento quanto aos trabalhos do Executivo esse ano, especialmente se estiver vislumbrando a reeleição. Assim como também, maior fiscalização e críticas, em eventuais deslizes do atual governo, por parte da oposição, que já manifestou interesse em reconquistar a prefeitura.


E Naldo, realmente tem chances?

Baseado no resultado da consulta sim, além disso, com os desgastes derivados dos confrontos, entre situação e oposição, incluindo suas militâncias, o trajeto se tornaria mais tranquilo para ele num primeiro momento, especialmente se em meio a turbulência, o eleitorado buriense desconfiasse que a disputa estaria mais ligada ao 'ego e poder' que ao interesse de promover o desenvolvimento da comunidade.

Os tempos mudaram.

Independente do cenário que se formar, todos deverão entender que nos dias atuais a população buriense está muito mais esclarecida e informada, a ponto de identificar aquele que realmente tem boas intenções para com a comunidade e potencial para implantá-las de fato.

Por Buri Conectado