Se a bomba estava armada e faltava apenas acender o pavio, não falta mais.

O primeiro caso de Dengue foi confirmado na tarde dessa segunda feira (25) em Buri. Trata-se de uma mulher de 24 anos que começou a apresentar os sintomas no último dia (09) de fevereiro .

(Os sintomas da Dengue são: febre alta, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos)

Três dias após apresentar os primeiros sintomas, a mulher buscou o Pronto Atendimento Municipal.

Lá ela fez a prova do laço e o resultado apontou positivo. Levou mais cinco dias para a coleta do material laboratorial, que foi para análise e para a sorologia - que confirmou doença. Esse tempo segundo a secretária de saúde Iveline Cariati faz parte do procedimento.

Apesar disso a secretária informou que não há mais o risco de transmissão, tanto que a paciente já recebeu alta. Segundo a secretária o período de viremia da doença - que é de 06 dias - já passou.

A Secretaria de Saúde informou ainda que as ações de combate a Dengue estão sendo realizadas no município e que desde 11 de fevereiro, em parceria com a Secretaria de Obras, vem coletando todo o lixo que está sendo retirado pelos moradores, que atenderam ao pedido quanto a limpeza e manutenção de seus quintais.

Ainda segundo ela este 'mutirão' deve se estender até 12 de março, em meio a outras ações.

Questionada se haveria motivos para pânico - por conta do primeiro caso de Dengue confirmado na cidade - a secretária não respondeu. Já quanto ao uso de repelentes, ela disse "todos já deveriam estar usando".

Por Buri Conectado