Após rompimento de uma adutora na última terça feira (19) que interrompeu o abastecimento de água na cidade por mais de 12 horas, recebemos algumas informações de populares, de que uma erosão havia se formado embaixo da ponte que dá acesso a cidade - pelo Pq. Tubarão - consequência do vazamento, o que segundo os relatos, poderia comprometer sua estrutura.

Assim que a informação chegou ao BC, procuramos o prefeito Omar Chain para saber quem poderia realizar essa inspeção. O prefeito respondeu rapidamente que essa vistoria caberia a Defesa Civil e aos engenheiros da prefeitura, que assim o fizeram.

Na manhã dessa quinta (21) o prefeito enviou o resultado do relatório assinado pelo engenheiro civil Homero Andreutz Rodrigues Manaia, que apontou a erosão - ocasionada segundo o documento, pelo vazamento ou pela manutenção, ou ainda pelos dois motivos - mas garantiu que não há riscos da ponte se desintegrar. A vistoria apontou ainda que não há sinais de deterioração como fissuras, rachaduras ou movimentação na ponte, nem no concreto, nem no asfalto.

Porém, apesar de concluir que a ponte encontra-se estável e que não oferece riscos à pedestres e motoristas, Homero recomendou a recomposição do talude com compactação (inclinação na superfície lateral, espécie de rampa) como medida preventiva de manutenção, para que a erosão não comprometa a parte inferior do asfalto que da acesso a ponte.





Imagem reprodução documental
Por Buri Conectado