Burienses reclamaram ao longo dessa sexta feira (12) através das redes sociais por conta da falta de água. Alguns bairros tiveram mais uma vez o fornecimento interrompido.

Do início do ano pra cá foram várias ocasiões em que a Companhia responsável pelo abastecimento de água em Buri deixou a população na mão. Em contato com vários braços que representam a Companhia na cidade, para saber quais seriam as causas dessa vez, obtivemos várias respostas.

A primeira era de que havia ocorrido uma 'pani elétrica' que teria comprometido uma das placas na estação e que o serviço já havia sido restabelecido. Ainda segundo a informação, a água já estava retornando de forma gradual nas residências afetadas.

A segunda era de que havia ocorrido um 'rompimento da rede' na rua Julio Vieira Machado - São José - e que não havia previsão sobre a conclusão dos reparos e de retorno. A terceira foi que o reservatório em frente ao Cemitério Municipal estava baixo e que o fornecimento seria restabelecido durante a tarde.

Versões a parte, a água está começando a retornar nos bairros afetados (parte baixa da cidade incluindo o Centro).

Porém, o problema infelizmente está virando rotina e além dos transtornos para os consumidores, a desabastecimento está causando prejuízos a setores do comércio que dependem do mineral como pet shop's, salões de beleza, restaurantes, entre outros.

Em entrevista ao Buri Conectado hoje a tarde, por conta de um buraco que surgiu na cabeceira da ponte após rompimento de adutora, o prefeito Omar Chain disse que a Companhia está 'de pouco caso' com Buri. Ele disse ainda que já protocolou vários documentos junto ao Ministério Público, exigindo da Companhia comprometimento e em caso de descumprimento, multas.

Mas segundo ele, o MP ao invés de cobrar da Companhia que é responsável pelo serviço (até 2040) vem notificando a prefeitura e que sugeriu uma reunião (entre prefeitura, Sabesp e Ministério Público) para documentar através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) tudo que for acordado. Segundo Omar, ainda está aguardando uma resposta do MP.

Por Buri Conectado