Empresário, casado e pai de três filhos, Maciel Pedro - 37 anos - falou ao Buri Conectado sobre as possibilidades, com relação as eleições municipais do próximo ano.

Antes de entrarmos nos relatos, lembramos que Maciel já pleiteou o cargo de Chefe do Executivo de Buri em 2012 pelo 'PRP' mas, com apenas 496 votos  não obteve êxito.

Três anos depois - 2015 - o empresário migrou para o PSDB, partido que segundo ele, cogitou indicar nas próximas eleições um candidato ao cargo majoritário de Buri.

Questionado sobre essa possibilidade e estratégias, Maciel informou apenas que está a disposição do PSDB. Pra ele ainda é cedo para falar de forma aprofundada sobre as eleições e disse que a partir do momento que definido, deverá desligar-se das entidades que preside.

O Buri Conectado também fez algumas perguntas essenciais a população buriense nas seguintes áreas; educação, saúde e emprego. Além de conhecermos um pouco mais sobre sua visão política e pretensões para nosso município, acompanhamos sua avaliação frente ao governo atual.

Acompanhe.

Buri Conectado: Em entrevista recente o ex prefeito Ú Fonseca, que confirmou que disputará a prefeitura nas próximas eleições, pareceu um tanto que 'pessimista' frente a um tema muito importante a sociedade buriense - EMPREGO. Na ocasião ele disse que estava sendo 'realista' quando relatou que Buri não tinha potencial para atrair industrias. Como você analisa essa questão importantíssima, especialmente para o pai de família que encontra-se desempregado?

Maciel Pedro: Quem pode responder melhor que eu, seria o ex-vice prefeito Silvio Pezzoni. Estava acertado que a Capal instalaria a empresa no nosso município, por ego e por ser uma conquista do vice, o ex-prefeito [Ú Fonseca] não aceitou, ou seja, a velha política de querer que o município não progrida para continuar no controle. Embora  não estar na política, acredito que a nossa cidade pode crescer bastante no comércio e é onde venho atuando através da Associação Comercial. Ainda hoje [quinta feira] conversei com o representante do Instituto Talento para implantação de projetos que dará oportunidade para jovens estagiar nos comércios de nossa cidade, dessa forma contribuindo com geração de renda e evitando perde-los para as drogas. Eu acredito que a gente tem que trabalhar com as possibilidades atuais que dispomos.

Buri Conectado: Sabemos que a SAÚDE é um tema complexo, afinal, anda mal das pernas em todo o Brasil. Porém além desses, a saúde de Buri esbarra em problemas simples de se resolver como por exemplo; mau atendimento - muitas vezes relatados nas redes sociais ou até mesmo no BC, indisponibilidade de ambulâncias fixas em Distritos como o do Matão, entre outros. Como você contribuiria pra proporcionar uma saúde mais humana aos burienses?

Maciel Pedro: O mais difícil o prefeito atual esta fazendo, teve coragem e capacidade para retomar a reforma do Pronto Atendimento, PSF's, comprou um raio-x moderno. Eu acredito que independente de quem seja o próximo prefeito, seja o Omar ou outro que Deus preparar, vai ficar muito mais fácil de melhorar estas outras questões.

Buri Conectado: Qual sua avaliação sobre a condução da EDUCAÇÃO no município e o que melhoraria?

Maciel Pedro: A educação em Buri pelo que tenho visto é uma das áreas que você não vê críticas. Temos merenda de qualidade, as crianças estão uniformizadas. Agora, sobre o ensino eu sou bastante leigo, mas com certeza tanto eu quanto outro que queira o progresso da cidade, vai buscar melhorias na parte da educação, pois se prepararmos bem as crianças de hoje vamos ter excelentes cidadãos no futuro. Na minha opinião e acredito que da maioria da população também, a educação não é apenas a criança e o jovem ir na escola e depois ficar ocioso, é ter projetos que ocupem eles após o horário de aula, como se faz hoje em Buri, temos diversas atividades na área social, diversas modalidade de esporte. Mas mesmo assim acredito que pode melhorar muito ainda.

Buri Conectado: No geral gostaríamos de saber - numa escala de 0 a 10 - qual nota ilustra sua satisfação frente ao governo de Omar Chain.

Maciel Pedro: Acredito que 7 [sete].

Buri Conectado: Até aqui e baseado em suas respostas aparentemente satisfatórias quanto a atual administração, qual a possibilidade de você ser o candidato apoiado por Omar Chain, caso ele não pretenda pleitear a reeleição?

Maciel Pedro: Se o Omar não sair candidato a reeleição o cenário político muda totalmente. Acredito que o grupo dele pode indicar alguém, mas ele, vai ser difícil indicar algum candidato.

Buri Conectado: Há 'burburinhos' de que ambos [Omar e Maciel] já tenham conversado sobre a possibilidade. Houve realmente essa conersa entre vocês?

Maciel Pedro: Não houve conversa sobre esse assunto.

Buri Conectado: Suponhamos que Omar Chain tente a reeleição e que mesmo assim o PSDB insista na sua candidatura, como pretende convencer o eleitorado que será melhor do que ele?

Maciel Pedro: Caso isso aconteça, com certeza iremos traçar estratégias, criar um plano de governo que mantenha o que é bom e que venha trabalhar onde precisa ser melhorado.

Buri Conectado: Ainda nesse cenário - [Omar, Maciel e outros disputando a prefeitura] sua candidatura não poderia ser interpretada como instrumento para fragmentar eleitores oposicionistas em benefício do fortalecimento eleitoral do atual governo?

Maciel Pedro: Acredito que não pois hoje eu pessoalmente não vejo candidato preparado para concorrer ao cargo majoritário em Buri. Acredito que o PSDB poderá ser a segunda opção.

Buri Conectado: Maciel, gostaria de falar de algum outro assunto que não tenha sido questionado?

Maciel Pedro: No momento não.

Buri Conectado: Por gentileza, suas considerações finais.

Maciel Pedro: Agradeço pela confiança o Sr. Josué Lara e sua esposa dona Elisa. O ex-vice prefeito Silvio Pezzoni, o presidente municipal João 'Grandão' e a toda executiva municipal. Agradeço também a prefeita de Taquarivaí Cecé, o deputado Samuel Moreira e o presidente do PSDB e secretário do desenvolvimento do Estado de São Paulo Marco Vinholi. Em breve com essa nova composição e com o apoio que temos em Buri, conseguiremos novas conquistas.

O Buri Conectado lembra que contactará todos os possíveis candidatos ao cargo de Executivo nas próximas eleições municipais, para saber o que pensam e como lidariam a cerca dos temas acima mencionados, fundamentais para a sociedade buriense.

 Por Buri Conectado