Prefeito de Capão Bonito proíbe tráfego de caminhões de grande porte nas estradas rurais do município.


O prefeito de Capão Bonito Marco Citadini publicou  nessa segunda feira (05) em sua página no Facebook sobre o Decreto 86/2019 que segundo ele, disciplina o tráfego de caminhões pelas estradas rurais do município.

A medida restringe o acesso de caminhões de grande porte (Tritrem/ Bitrem, denominados de Romeu e Julieta) e articulados acima de 19 metros pelas vicinais. O decreto limita também o peso da carga que não deve ultrapassar 30 toneladas.

Segundo seu relato, ele foi eleito para defender os interesses da cidade [Capão Bonito] e pede pra que as empresas reflorestadoras conscientizem-se e contribuam com o desenvolvimento da cidade, o que pra ele não vem ocorrendo.

Citadini destacou que não dá mais pra aguentar o que chamou de 'descaso' por parte dessas empresas reflorestadoras - para fim de celulose - que segundo sua publicação, detém as maiores e melhores terras agricultáveis do município e cultivam apenas eucalipto.

O prefeito mencionou ainda que a matéria prima local além de ser levada do município, contribui apenas com o desenvolvimento de outras regiões do Estado. Ele quer que essas empresas contribuam com o desenvolvimento de Capão Bonito, o que segundo ele é um dever e invistam mais em agricultura e menos no plantio de eucalipto.

O Buri Conectado teve acesso também a um vídeo onde o prefeito fala sobre o decreto. Do gabinete da prefeitura de Capão Bonito ele afirmou que a medida disciplina o tráfego desses veículos articulados, extensos e pesados na zona rural do município.

"... caminhões que estão sendo carregados por empresas reflorestadoras e que estão destruindo nossas estradas, estão destruindo nossas pontes e colocando em risco a população da zona rural que usa nossas estradas vicinais" disse Citadini.

Ele mencionou que a medida previne ainda acidentes conforme ocorreu recentemente na vicinal que da acesso ao Distrito do Guarizinho - Itapeva.

"... nossas estradas não estão preparadas, não foram feitas estradas vicinais para o transporte de caminhões super pesados, colocados por essas empresas reflorestadoras. Peço a todos vocês que entendam que a medida é protetiva, para que possamos dar o mínimo de segurança para os moradores que usam as estradas rurais de Capão Bonito", disse o prefeito.

O decreto parece ter agradado os munícipes, mas por outro lado descontentou caminhoneiros que manifestaram nas redes sociais contrários.

Eles acreditam que a medida aparentemente 'direcionada' possa atrapalhar trabalhadores autônomos. Além disso afirmam que o decreto encarecerá o frete para os agricultores da região.

Nós tentamos contato através da página do prefeito Marco Citadini para saber detalhes sobre a decisão, inclusive sobre a fiscalização e possíveis aplicações de multas. Até o momento não recebemos retorno.

O Buri Conectado entrou em contato com o diretor da Casa da Agricultura de Buri para saber se o decreto vizinho afetaria agricultores burienses, levando em consideração ao que disseram alguns caminhoneiros e observando que o município de Buri divide território com Capão Bonito, bem como um dos acessos mais usados por burienses; a Vicinal Joaquim Lopes de Almeida.

A Casa da Agricultura informou  que desconhecia sobre o assunto, mas que se fosse exatamente da forma que apresentamos, conforme placa informativa sobre a restrição, poderia sim refletir na agricultura local, especialmente entre aqueles que cultivam soja, milho e outros.

Em contato com o prefeito Omar Chain fomos informados de que o decreto 86/2019 é uma decisão do prefeito de Capão Bonito e que o município tem autonomia de restringir esses veículos.

O prefeito de Buri lembrou ainda que a medida iguala-se ao anseio da população buriense frente ao tráfego desse tipo de veículo, especialmente por conta dos danos às estradas, utilizando como exemplo a via que dá acesso ao Distrito do Matão.

Apesar disso Omar informou que, com relação ao trecho, cabe a prefeitura de Capão Bonito fiscalizar e que o Departamento Municipal de Trânsito de Buri (DEMUTRAN) não aplicará multas.

"... como eu já disse, Buri não vai fiscalizar, cabe a quem se sentir prejudicado, fazer a defesa da multa, caso haja", finalizou Omar.




Imagens internet
Por Buri Conectado

Prefeito de Capão Bonito proíbe tráfego de caminhões de grande porte nas estradas rurais do município. Prefeito de Capão Bonito proíbe tráfego de caminhões de grande porte nas estradas rurais do município. Reviewed by Buri Conectado on 14:35:00 Rating: 5
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Featured Video