O prefeito de Capão Bonito Marco Citadini publicou  nessa segunda feira (05) em sua página no Facebook sobre o Decreto 86/2019 que segundo ele, disciplina o tráfego de caminhões pelas estradas rurais do município.

A medida restringe o acesso de caminhões de grande porte (Tritrem/ Bitrem, denominados de Romeu e Julieta) e articulados acima de 19 metros pelas vicinais. O decreto limita também o peso da carga que não deve ultrapassar 30 toneladas.

Segundo seu relato, ele foi eleito para defender os interesses da cidade [Capão Bonito] e pede pra que as empresas reflorestadoras conscientizem-se e contribuam com o desenvolvimento da cidade, o que pra ele não vem ocorrendo.

Citadini destacou que não dá mais pra aguentar o que chamou de 'descaso' por parte dessas empresas reflorestadoras - para fim de celulose - que segundo sua publicação, detém as maiores e melhores terras agricultáveis do município e cultivam apenas eucalipto.

O prefeito mencionou ainda que a matéria prima local além de ser levada do município, contribui apenas com o desenvolvimento de outras regiões do Estado. Ele quer que essas empresas contribuam com o desenvolvimento de Capão Bonito, o que segundo ele é um dever e invistam mais em agricultura e menos no plantio de eucalipto.

O Buri Conectado teve acesso também a um vídeo onde o prefeito fala sobre o decreto. Do gabinete da prefeitura de Capão Bonito ele afirmou que a medida disciplina o tráfego desses veículos articulados, extensos e pesados na zona rural do município.

"... caminhões que estão sendo carregados por empresas reflorestadoras e que estão destruindo nossas estradas, estão destruindo nossas pontes e colocando em risco a população da zona rural que usa nossas estradas vicinais" disse Citadini.

Ele mencionou que a medida previne ainda acidentes conforme ocorreu recentemente na vicinal que da acesso ao Distrito do Guarizinho - Itapeva.

"... nossas estradas não estão preparadas, não foram feitas estradas vicinais para o transporte de caminhões super pesados, colocados por essas empresas reflorestadoras. Peço a todos vocês que entendam que a medida é protetiva, para que possamos dar o mínimo de segurança para os moradores que usam as estradas rurais de Capão Bonito", disse o prefeito.

O decreto parece ter agradado os munícipes, mas por outro lado descontentou caminhoneiros que manifestaram nas redes sociais contrários.

Eles acreditam que a medida aparentemente 'direcionada' possa atrapalhar trabalhadores autônomos. Além disso afirmam que o decreto encarecerá o frete para os agricultores da região.

Nós tentamos contato através da página do prefeito Marco Citadini para saber detalhes sobre a decisão, inclusive sobre a fiscalização e possíveis aplicações de multas. Até o momento não recebemos retorno.

O Buri Conectado entrou em contato com o diretor da Casa da Agricultura de Buri para saber se o decreto vizinho afetaria agricultores burienses, levando em consideração ao que disseram alguns caminhoneiros e observando que o município de Buri divide território com Capão Bonito, bem como um dos acessos mais usados por burienses; a Vicinal Joaquim Lopes de Almeida.

A Casa da Agricultura informou  que desconhecia sobre o assunto, mas que se fosse exatamente da forma que apresentamos, conforme placa informativa sobre a restrição, poderia sim refletir na agricultura local, especialmente entre aqueles que cultivam soja, milho e outros.

Em contato com o prefeito Omar Chain fomos informados de que o decreto 86/2019 é uma decisão do prefeito de Capão Bonito e que o município tem autonomia de restringir esses veículos.

O prefeito de Buri lembrou ainda que a medida iguala-se ao anseio da população buriense frente ao tráfego desse tipo de veículo, especialmente por conta dos danos às estradas, utilizando como exemplo a via que dá acesso ao Distrito do Matão.

Apesar disso Omar informou que, com relação ao trecho, cabe a prefeitura de Capão Bonito fiscalizar e que o Departamento Municipal de Trânsito de Buri (DEMUTRAN) não aplicará multas.

"... como eu já disse, Buri não vai fiscalizar, cabe a quem se sentir prejudicado, fazer a defesa da multa, caso haja", finalizou Omar.




Imagens internet
Por Buri Conectado