Os ânimos esquentaram durante a sessão da Câmara Municipal de Buri da ultima segunda feira (26), após o vereador Joaquim Fonseca 'Pipo' solicitar verbalmente um requerimento sobre os gastos da construção, bem como valor do aluguel e informações sobre à quem pertence o prédio em que foi instalado a sede da Guarda Civil Municipal de Buri.
Segundo o vereador 'Pipo' ao pronunciar sobre o requerimento durante a sessão, teria sido impedido pelo vereador Francisco Lopes 'Chico', que segundo ele, teria interesse no sigilo.
"Existe hoje uma demagogia muito grande em falar que o prefeito está investindo na nossa Guarda, em função daquela construção, daquele prédio. O real motivo é um tanto polêmico. Qualquer cidadão que está assistindo sabe que o terreno pertencia ao prefeito e que existe um eventual (eu não posso provar) mas a gente vai ..." dizia o vereador Joaquim Fonseca ao ser interrompido pelo vereador Francisco Lopes.
A partir dai as discussões ficaram mais acaloradas. O presidente do Legislativo Celso Caiubi até tentou dar continuidade na sessão mas logo o embate se restabeleceu.
O vereador Renato Vieira Cassu Demétrio apontou que o vereador 'Pipo' não mora na cidade e durante o 'bate boca' sugeriu que ele se candidatasse a prefeito em Sorocaba, cidade onde segundo o vereador, Joaquim Fonseca estuda e mora.
Em posse de sua palavra o vereador Joaquim Fonseca confirmou sobre estudar em Sorocaba e disse [apontando para o vereador Renato] que não será prefeito lá, mas sim de Buri. 'Pipo' fez alguns apontamentos e falou sobre os ataques deferidos ao seu pai por parte do vereador Renato.
" ... quanto ao Renatinho é verdade sim, eu faço engenharia mecânica na Facens em Sorocaba, não vou ser prefeito junto com o Crespo lá, não, eu vou ser aqui em Buri. Ele fica bravo por que ele nunca teve a chance de estudar, mas eu não atrapalho o direito de estudar, eu não atrapalho sua vida, eu não questiono a origem dos tijolos da sua obra, eu não questiono, você toda sessão, hoje, uma exceção, o senhor fala do meu pai toda sessão aqui, o senhor é demagogo, ofende ele, meu pai comprou leite para seu filho" dizia o vereador 'Pipo' quando Renato rebateu.
Em meio a discussão o vereador Renato disse que Joaquim Fonseca estava bravo por conta de seu pai [Ú Fonseca] ter apanhado e celebrou durante o 'bate boca' "...bem feito" disse.
Diante da troca de farpas desenfreada entre ambos, o presidente da Câmara Municipal Celso Caiubi encerrou a sessão.
Em resposta ao Buri Conectado o vereador Joaquim Fonseca chamou de 'nada demais' referindo-se a discussão que teve com o vereador Renato durante a sessão de ontem. Segundo ele, Renato o chamou de babaca e o ameaçou.
"Não adianta dar carona para o povo e na hora que vem projeto de desinteresse do povo [taxa de iluminação pública], ferro" disse o vereador.
Sobre Francisco Lopes 'Pipo' disse que o vereador está querendo ludibriar e que não quer que seja restabelecido a verdade.
O vereador Chico Lopes nos respondeu pela manhã e chamou Joaquim Fonseca de mentiroso.
"... a respeito do vereador filho de pai mal criado, esse nobre vereador não tem respeito muito menos educação, mentiroso. Tudo que fala 90% não é verdade, eu pergunto quando foi que o mentiroso apresentou o requerimento e a onde que apresentou" disse.
Nós ouvimos também o vereador Renato Vieira C. Demétrio. Brevemente ele informou não ter havido nada fora da normalidade, sobre as discussões acaloradas no Plenário da Câmara. Ele disse também que o vereador 'Pipo' faz barulho por não ter trabalho e que 'comprou' a briga do vereador Chico Lopes por se tratar de uma pessoa idosa, que merece respeito.
Por Buri Conectado