O Buri Conectado recebeu uma denúncia de que o vereador Joaquim Fonseca (Pipo) teria entregue um atestado a Câmara Municipal de Buri para justificar a falta na sessão ordinária em 08 de abril desse ano. Mas segundo a denúncia o vereador teria faltado para assistir uma partida do seu time Santos F. C.

Um áudio supostamente atribuído ao vereador falando sobre o assunto também foi enviado ao BC.

"... o idiota, eu ia levar um atestado né, saranga, agora você dá uma dessa ai, como que eu vou faltar na sessão com o homem de confiança do Omar Chain? ... viu, ta loco? ... segunda feira ele fala viu cê não era pra tá na sessão hoje? o que eu vou falar? Falar é, mas vim ver o peixe, ta louco, pare de ser trouxa" dizia o áudio.

Nós não tivemos acesso ao atestado, porém, por telefone o presidente da Câmara Celso Caiubi confirmou sua existência e o horário em que Joaquim Fonseca teria passado no dentista em Sorocaba - entre 14h e 15h daquela data.

O presidente disse que não havia considerado inicialmente o atestado, mas que depois o vereador 'Pipo' teria enviado uma justificativa pra reaver o valor descontado pela falta na sessão [metade do salário]. A informação coincidiu com a denúncia de que o vereador Joaquim Fonseca teria relatado ter sofrido complicações - em referência ao dentista - e portanto não conseguiu vir pra Buri.

Nós questionamos o vereador Joaquim Fonseca sobre o assunto. Sem mencionar a fonte da denúncia "Pipo' disse de imediato que o vereador Renato Vieira Cassu já havia ameaçado a tornar o caso público e sobre o 'homem de confiança' mencionado no áudio, ele disse que se referia ao chefe de gabinete Lucas Matos.

Joaquim Fonseca negou ter entregue atestado pra ir assistir o jogo do Santos. Ele disse que foi ao dentista como de costume e que solicitou o atestado por conta de uma prova que teria que fazer na faculdade naquela data.

"... fui no dentista no dia pra eu poder fazer minha prova na faculdade, eu tenho documento que prova isso. É claro, eu não estava com nenhuma dor no dente, mas é meu direito, minha prerrogativa e eu faço isso todo semestre, inclusive vou fazer agora em outubro quando começar minhas provas. Eu faço isso uma ou duas vezes ao ano, não tem segredo nisso, os vereadores sabem disso" disse 'Pipo'.

Nós questionamos sobre as 'complicações' justificativa enviada por ele à Câmara Municipal e por  não mencionar sobre a prova.

Joaquim Fonseca disse que não teve nenhuma complicação e que só justificou dessa forma por conta do presidente da Câmara não ter pago e alegado que o atestado apresentado por ele não era válido.

" ... eu passei por um atendimento no dentista das 14h as 15h, isso é fato, não há o que ser provado e daí ele não me pagou, porque o jurídico da Câmara deu um entendimento que acabou as 15h eu poderia ter ido pra Buri, certo, só que esse entendimento é inválido o atestado vale para o dia todo. Dai como ele não me pagou eu fiz um requerimento falando que tinha passado por complicação, é meu direito, o atestado vale pro dia. Onde já se viu eu to em Sorocaba, acabou as 15h o atendimento, ah dava tempo de vir, do que? eu não tenho carro em meu nome, não tinha ônibus, não tinha taxi, não tinha bicicleta, vir apé?" disse Joaquim Fonseca.

Convicto de que teria sido o vereador Renato Vieira Cassu autor da denúncia, 'Pipo' finalizou dizendo que o objetivo dele [Renato] é encher o saco, mas que não há segredo algum e que prova não ter faltado na sessão pra assistir o jogo.

Nós procuramos também o chefe de gabinete Lucas Matos - citado por 'Pipo' - para saber se ele tinha conhecimento ou alguma informação que comprovasse que Joaquim Fonseca teria faltado na sessão pra ver o jogo. Ele foi breve na resposta e disse que, com ele não foi.

Ouça o áudio que nos foi enviado