O incêndio que começou no final da tarde e avançou a noite dessa quarta feira (18) numa vegetação às margens da Vicinal Tertulino Gonçalves de Albuquerque - entre Buri e o trevo 18 - gerou polêmica e controvérsia.

Não foi uma e nem duas, mas várias fontes informaram que ao contactar a Guarda Civil Municipal foram informadas de que os dois caminhões pipa da prefeitura - que dão auxilio nessas ocasiões até a chegada do Corpo de Bombeiros - estavam quebrados.

Nós entramos em contato com o prefeito Omar Chain para saber se realmente esses veículos estavam danificados. O prefeito imediatamente desmentiu e disse que um caminhão pipa já estava no local auxiliando no combate as chamas.

Apesar disso Omar disse que o município não dispõe de material adequado e pessoal especializado em incêndios e confirmou que os veículos estão com problemas.

" Um [caminhão] está em manutenção - troca de turbina - o vermelho foi lá [local do incêndio]. O caminhão “Azul” está trocando a turbina, fica pronto amanhã [quinta feira]. O vermelho está com um vazamento no RADIADOR, mas está funcionando até que a turbina do azul seja trocada e aí sim poder desmontar o RADIADOR que está vazando para conserto" disse o prefeito.

Sobre as várias informações repassadas ao BC referente aos caminhões estarem quebrados, Omar Chain disse que tratava-se de informações erradas e nos sugeriu cautela.

"Cuidado com informações erradas, cuidado" disse.

Acontece que durante a pergunta nós erramos e ao invés de questionarmos referente ao radiador - destacado duas vezes na fala do prefeito acima - nós mencionamos 'CARBURADOR', o que na prática não isenta as falhas aparentes.

Internautas também manifestaram em grupos de troca de mensagens dizendo que recentemente funcionários de uma serraria tiveram que apagar um incêndio próximo a empresa, devido as mesmas alegações, caminhões pipas quebrados. Essas informações também foram repassadas ao prefeito que disse que estávamos chamando-o de mentiroso.

Posteriormente Omar Chain fez questão de nos mandar um áudio do motorista do caminhão pipa confirmando que esteve no local, que o trabalho havia sido espetacular e que o fogo tinha sido controlado.

O Buri Conectado confirmou que o caminhão realmente esteve no local (19h30) que o incêndio havia sido controlado e que um caminhão pipa de uma propriedade vizinha havia auxiliado no combate as chamas.

"Até o começo do ano teremos um caminhão zero quilômetro de BRIGADA DE INCÊNDIO! Com maior número de guardas com o curso de brigadistas. Inclusive oito se apresentaram há um mês e estão em treinamento.Por isso que o novo caminhão que iremos licitar , maior e mais equipado , ficará “SOMENTE À DISPOSIÇÃO DA GCM " finalizou Omar.

Até o momento as causas do incêndio não foram mencionadas.

Por Buri Conectado