Golpistas estão mirando usuários do whatsapp, passando-se por sites de venda como OLX e outros, para roubar a conta do mensageiro instantâneo das vítimas e aplicar seus golpes.

A estratégia dos criminosos é bem simples e aparentemente convincente. Só nessa quinta feira (17) três ocorrências foram registradas na Delegacia de Buri.

O Buri Conectado conversou com a pessoa que seria a quarta vítima, que não estava na cidade e portanto ainda não conseguiu registrar um boletim de ocorrência.

A vítima do golpe pediu pra não ser identificada. Ela nos informou que preencheu um cadastro no aplicativo OLX para vender um veículo e enquanto aguardava a mensagem de confirmação disse ter recebido uma ligação - DDD 11. Na linha a pessoa que identificou-se como representante do OLX e confirmou seus dados inclusive sobre o carro, teria informado que enviaria um código com seis dígitos. A vítima verificou e repassou o código que coincidentemente havia chego.

Posteriormente começaram chegar outros códigos de verificação do whatsapp. A vítima tentou verificar com o último recebido, mas teria sido informada que de acordo com o padrão de segurança do site só poderia fazê-lo após 06 horas, porque segundo informação, alguém já havia feito.

A partir daí iniciaram-se os golpes. Em contato com um sócio a vítima teria sido questionada se realmente estaria pedindo dinheiro a ele [sócio]. Ele não foi o único contactado pelo golpista que se passou pela vítima.

O saldo para o criminoso foi de R$ 6,800, 00 (seis mil e oitocentos reais) isso porque outras três pessoas chegaram a fazer os depósitos, duas no valor de 2 mil reais cada e a outra de 2,8 mil reais.

" ... a abordagem deles com meus amigos foi cumprimentando normal e depois falando tipo, cara estourou meu limite aqui de transferência, estou precisando transferir urgente o dinheiro pra um amigo meu, você não consegue transferir pra mim ai, se precisar pode usar seu cheque especial porque amanhã já te devolvo o dinheiro, dai o pessoal transferiu confiando em mim, achando que era eu infelizmente" disse a vítima.

Com ajuda da esposa e do sócio a vítima imediatamente postou o que estava ocorrendo nas redes sociais e buscou providências instantâneas para bloquear o aplicativo.

"... minha dúvida é, como que ele tinha meu acesso no OLX, sem o site ter divulgado, porque eles não tinham ativado e o cara já tava ligando, estao fica no ar a dúvida de como ele tem essa informação da OLX, bem estranho isso ai porque não tinha sendo ativado, eu tava aguardando e tanto é que foi aí que eles me pegaram, eu tava pesquisando aqui e notei que tem muita fraude assim" disse a vítima.

O Buri Conectado encontrou no site tecnoblog.net informações sobre esse tipo de golpe, abordagens e dicas importantes para não ser uma das vítimas. Clique Aqui 

Imagem Ilustrativa
Por Buri Conectado