O número de pacientes de Buri faltosos em consultas e exames do Ambulatório Médico de Especialidades  de Itapeva é alarmante.

Segundo a secretária de saúde Iveline Cariati os dados [dos faltosos] vem sendo repassados pelo AME há pelo menos 04 meses.

Só no mês passado - setembro - 187 pacientes de Buri faltaram nas consultas. Somando as demais cidades atendidas pela unidade em Itapeva, a média de faltas gira em torno de 1.500, conforme divulgado pelo próprio AME em julho do ano passado.

A Dra. Carla Romagnoli de Arruda ilustrou na época [23/07/2018] alguns fatores que podem contribuir com esses números. A distância  entre Itapeva e os municípios, estradas e transportes muitas vezes inadequados e o fato do paciente ter que passar o dia fora de casa aliado a falta de recursos para alimentação.

Ela mencionou ainda as possíveis dificuldades de comunicação tanto do AME quanto das Secretarias de Saúde com os usuários, segundo ela, por conta da troca constante de número de celular por parte dos pacientes.

Por fim, a dificuldade educacional. Segundo a Dra. Carla muitos pacientes acabam prejudicados por não saberem ler ou entender as mensagens enviadas e consequentemente acabam perdendo cirurgias eletivas - que tem fila de espera enorme - por falta de compreensão das informações.

A secretária de saúde de Buri informou que deverá participar de uma reunião junto ao AME na próxima quarta feira (09). Iveline Cariati informou que será discutido a criação de medidas para coibir as faltas, evitando prejuízos quanto ao fluxo de atendimento da população tanto de Buri, quanto da região.


Por Buri Conectado
Fonte: ameitapeva.org.br
Foto: Acervo do Governo SP