O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Buri - está promovendo essa semana algumas ações em alusão ao Dia da Consciência Negra - 20 de novembro.

Nessa terça feira (19) as oficinas de canto, capoeira, violão e viola caipira se apresentarão na praça "Trem das Onze" durante a Feira da Lua. Haverá também exposição e venda de produtos da oficina de costura e artesanato do CRAS, entre outros.

As apresentações de hoje estão previstas a partir das 19h e serão abertas ao público.

Segundo a secretária de assistência e promoção social Graciele Cristiane, ao longo dessa semana acontecerão outras atividades alusivas ao tema [no CRAS] dedicadas aos integrantes das oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e na ocasião.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar - até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

As datas comemorativas;  Dia da Consciência Negra, Dia de Santo Antônio e Dia do Idoso deixaram de ser feriado em Buri em 2016 através de um projeto de autoria do então vereador Marcos Ramos - Marcão. A revogação desses feriados teria atendido a empresários burienses por conta de encargos com horas extras.

Por Buri Conectado