Antes mesmo de se tornar um município independente Buri era apenas um pequeno povoado chamado "Porto do Apiaí", ponto obrigatório de parada e pouso para os tropeiros que vinham do Sul rumo a Sorocaba.

Logo após a chegada da linha férrea em 1907, o povoado transformou-se em Distrito de Itapeva e então passou a se chamar Buri. Diz a lenda que na época havia uma quantidade imensa de Buritis - espécie de palmeira - determinante para a escolha do nome.

Quatorze anos após (1921) Buri finalmente conseguiu sua autonomia como município. A cidadezinha ainda minúscula e adolescente (com apenas 11 anos) viu seu progresso ser interrompido com o "estouro" da Revolução Constitucionalista de 1932 e transformou-se num território estratégico e palco de grandes e violentos conflitos armados, entre paulistas e gaúchos.

A Revolução de 32 foi algo bastante perturbador para os burienses, desde aqueles que tiveram suas rotinas drasticamente alteradas - definidas em fugas e esconderijos - quanto para aqueles que tiveram seus comércios destruídos e saqueados pelos paulistas e também pelos gaúchos.


Daí podemos "compreender" o porque de nosso povo não cultivar a ideia de guardar, memorizar ou mesmo 'monumentar' com tamanha precisão o seu passado".

A Revolução terminou e mesmo diante de todos os medos e transtornos, deixou seu legado.

O buriense aprendeu e entendeu que é preciso lutar, lutar sempre por aquilo que acredita. Pelo progresso e desenvolvimento de sua terrinha.

Isso talvez explique também o quão acirradas, disputadas e tumultuadas são as eleições.

O buriense não se contenta com o pouco e sabe que tem força suficiente para transformar sua realidade, expandir, crescer.


Pequena porém acolhedora. Briguenta também. Amada não apenas pelos seus quase 20 mil habitantes, mas por todos que a conhecem.

Buri é assim, demais! Abençoada por Deus e pela natureza, protegida dos desastres naturais. O destino preferido nos feriados e datas comemorativas.

Orgulho de pertencer a essa gente guerreira, de ser filho desse chão, de conectá-los, propagá-los, de contribuir com seu progresso e de compartilhar suas experiências.

A alegria é de todos nós. É também daqueles que já se foram e muito fizeram, contribuíram, para que hoje estivéssemos aqui celebrando esse momento tão especial.


Uma homenagem do Buri Conectado
Fotos acervo de "Recordações Burienses"