Representantes da Vigilância Sanitária de Buri estiveram durante a manhã dessa terça feira (21) na Vila Rosa, para verificar a infestação de um inseto, com características semelhantes a de um Barbeiro.

Os insetos começaram aparecer na casa de Janaína Amaral há cerca de 04 dias, vindos de um terreno vizinho.

A sogra de Janaína informou ao Buri Conectado ter perdido o marido há um tempo, diagnosticado pela doença de Chagas. Ela disse ainda que após a morte do companheiro recebeu cartilhas e informações a respeito do Barbeiro e que achou bastante parecido com os insetos que infestaram a casa da nora.

Ao Buri Conectado Janaína disse que foi orientada pela equipe da Vigilância Sanitária a dedetizar a casa. Segundo ela, a equipe informou que notificaria a proprietária do terreno vizinho, de onde partiram os insetos, para providências.

Segundo Ronaldo Danilo - Vigilância Epidemiológica - o material coletado hoje durante a vistoria da Vigilância Sanitária será enviado nessa quarta feira (22) para a Superintendência de Controle de Endemias 'SUCEN' - Itararé - para análise. Devido a demanda do laboratório, não há segundo ele, um prazo para o resultado.

O Buri Conectado enviou fotos e videos dos insetos à especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro. Numa primeira análise foi DESCARTADA a possibilidade de ser o temido inseto Barbeiro. Novas imagens foram enviadas para uma nova averiguação.

"Segundo nossos especialistas, a hipótese mais provável é de que não se trata de um Barbeiro. É provavelmente um predador, um inseto muito parecido com o Barbeiro. Para identificação mais precisa, o ideal é que as imagens sejam feitas pelo outro lado do inseto, uma vez que os Barbeiros são classificados pelo aparelho bucal. Pelo que mostra a foto, trata-se de uma ninfa, que não tem asas, são filhotes e provavelmente são predadores" [sic]

Por Buri Conectado