O novo decreto foi divulgado em um pronunciamento do prefeito de Buri Omar Chain durante a manhã dessa segunda feira (30) como esperado.

Nele o prefeito permite a reabertura a partir dessa terça feira (31) dos estabelecimentos comerciais bem como a retomada de atividades de prestação de serviços tidos como não essenciais. Mas lembrou que, assim como os demais que estavam em atividade é preciso seguir as recomendações de segurança e higienização do Ministério da Saúde.

O prefeito mencionou que o decreto assegura os empregos dos cidadãos e pais de família de Buri e possibilita que patroes possam honrar seus pagamentos bem como, receber suas compras a prazo, seja através de carnês ou 'fiados'.

"(...) estou fazendo esse decreto para preservar os empregos, para preservar os salários e para preservar a saúde também de nossos trabalhadores e empresários burienses, daqueles serviços considerados não essenciais. Esse prefeito que vos fala está assumindo um risco pessoal e até juridicamente falando, mas eu espero que esse decreto seja lido e compreendido a risca pois ele poderá ser revogado a qualquer momento, se não houver colaboração por parte da população e principalmente dos colegas empresários" disse

O decreto será um 'teste' e deve ser monitorado e fiscalizado pela Guarda Civil Municipal e possivelmente pela Polícia Militar, podendo ser revogado em caso de descumprimento dessas medidas.

Num pronunciamento anterior Omar já havia mencionado que a realidade da cidade é diferente de outros médios e grandes centros e que habitualmente o comércio não costuma aglomerar.

As aulas continuam suspensas seguindo o decreto estadual assim como também os bares, restaurantes e lanchonetes continuam oferecendo seus produtos através do disque entregas para evitar aglomeração. 

Omar Chain repudiou a demora dos resultados dos exames dos '5 suspeitos' de covid-19 em Buri, disse que dois deles já cumpriram a quarentena (14 dias), estão bem e já deixaram o isolamento.

Até o momento não saiu nenhum resultado dos cinco casos suspeitos de covid-19 em Buri. Omar lembrou também que os resultados divulgados na região testaram negativos para o coronavírus.

Assista o pronunciamento na íntegra clique aqui

Por Buri Conectado