Um carro de som saiu as ruas de Buri no último sábado (21) para comunicar que 'os supermercados' estariam fechados no dia seguinte. A medida estaria ligada a contenção de aglomeração por conta do covid-19.

Mas não foram todos que suspenderam as atividades.

O Buri Conectado ouviu o proprietário do Supermercado São João II que informou ter tido conhecimento da decisão apenas durante a tarde daquele dia e que não havia sido procurado para tratar do assunto e se programar. Ele lembrou ainda que a atividade está incluída nos serviços essenciais decretado pelo governador paulista, que esse é um acordo entre empresários e não uma determinação e que manterá seu estabelecimento aberto amanhã.

O supermercado Santa Rosa sinalizou que não abrirá suas portas no nesse domingo.

A proprietária Edili Nogueira informou que vem tomando algumas medidas que segundo ela, são essenciais para evitar aglomerações e garantir a segurança de seus clientes e funcionários. Ela também informou que durante esse período de quarentena está encerrando mais cedo as atividades. 

" (...) aqui somos uma família e eles chegaram tão animados pra trabalhar essa semana, porque tiveram um tempo pra cuidar de suas casas e suas famílias. Temos que nos ajudar" disse Edili referente aos funcionários.

A empresária disse ainda que a decisão de interromper as atividades amanhã não é só dela, mas também da proprietária do Super Simara e que independe se outros vão ou não abrir. 

"(...) é uma forma da gente se solidarizar também com aqueles que não estão podendo trabalhar devido esse decreto" finalizou Edili.

Maciel Pedro dos Santos proprietário do Supermercado Fama informou que a medida tomada no último domingo teve como objetivo a conscientização da população frente as riscos do coronavírus, mas que notou resultado inverso ao esperado. Na medida em que os consumidores souberam que não poderiam comprar naquele domingo, procuraram em grande quantidade os estabelecimentos no sábado e que o mesmo ocorreu no dia seguinte nos poucos que mantiveram suas atividades.

" (...) nossa ideia foi conscientizar a população sobre o perigo desse coronavírus, mas notamos que parte das pessoas se desesperaram e correram nos supermercados" disse Maciel.

O empresário disse ainda que o Supermercado Fama passou por intensa limpeza, portas, balcões, pilares, etc e que estará de portas abertas nesse domingo seguindo os protocolos de segurança. 

Nós não conseguimos contato com os demais empresários do segmento. 

Imagem ilustrativa.
Por Buri Conectado