Prefeituras na região se mobilizam com medidas para conter o avanço do novo coronavírus, especialmente após o anúncio do 'Plano São Paulo', mencionado na semana passada pelo governador João Dória, que prevê a reabertura gradual do comércio no estado a partir de 11 de maio.

Itararé, uma das cidades que mais se cercou no intuito de evitar a covid-19, informou em seu ultimo boletim na semana passada '02' casos confirmados do novo coronavírus. Uma paciente de 58 anos que está internada em São Paulo e um homem que está em isolamento domiciliar.

Segundo o boletim nenhum deles contraiu a covid-19 na cidade, mesmo assim as medidas por lá, que já vinham sendo praticadas a risca, foram reforçadas. A partir dessa segunda feira (27) tornou-se obrigatório o uso de máscaras, seja durante atendimento em estabelecimentos públicos e privados, como nas ruas.

Também a partir de hoje o uso das máscaras passa a ser obrigatório em Itapeva, cidade que apresentou até o momento 8 casos confirmados de covid-19, entre eles, 7 altas por cura e 1 paciente em acompanhamento e em Capão Bonito que apresentou 6 casos confirmados da doença, entre eles, 2 curados, 2 em isolamento domiciliar, 1 internado e 1 óbito.

Além disso os municípios exigem que todos os estabelecimentos, inclusive os que promovem filas, forneçam condições para higienização a exemplo do álcool em gel e que através de orientações pratiquem o distanciamento a fim de evitar qualquer tipo de aglomeração.

Cada prefeitura apresentou em seus decretos, suas penalidades, tanto para o empresário/ proprietário como aos clientes em caso de descumprimento dessas medidas.

Apesar de algumas orientações e ações como a distribuição de máscaras em filas de agências e postos bancários, nebulização em pontos de aglomeração, ruas, praças, Pronto Atendimento Municipal, etc, a prefeitura de Buri, cidade que descartou suas 10 notificações suspeitas de covid-19, não decretou 'por enquanto' nenhuma medida de prevenção coletiva similar as demais.

Nem por isso a ACIAB - Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Buri - deixou de solicitar esses cuidados por parte do setor comercial.

"(...) está em nossas mãos. Divulguem e exijam precauções, usem mascaras. Abertura do comércio sim, relaxamento a prevenção contra a epidemia não!" orientou Nei Carvalho.

Imagem Ilustrativa
Por Buri Conectado