O distanciamento é uma das várias medidas constantemente mencionadas pelas autoridades de saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus.

Mas basta observar o registro feito no final da tarde de ontem segunda feira (27) no Centro de Buri para perceber que a recomendação está sendo ignorada. Homens, mulheres e crianças aglomeradas na fila. Pessoas aparentemente empilhadas umas nas outras.

A cada vinte, 'apenas uma delas' usava máscara, outra medida importante de proteção contra a covid-19.

A maioria parece não se importar com a sinalização de solo aplicada para orientar o distanciamento correto, com as recomendações de segurança dos proprietários ou mesmo da Guarda Civil Municipal que por sinal, esteve por diversas vezes no local na tentativa de ordenar a fila. Sem sucesso!

É importante lembrar que partir do dia 11 de maio a rotina comercial deverá ser retomada gradualmente no estado através do 'Plano São Paulo'. Afinal, além da preocupação com a covid-19 existe um outro problema a ser combatido simultaneamente, o desemprego e a fome.

Mas para isso os cuidados deverão ser reforçados e todos tem como dever nesse momento a cooperação. O bom senso, os cuidados com a própria saúde e com a dos demais cidadãos precisam ser espontâneos para que se evite qualquer tipo de intervenção governamental, que ao contrário, será muito bem vinda. 

Por Buri Conectado