Profissionais da saúde de Buri iniciaram no último dia 22 de abril a intensificação de controle de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. As visitas estão sendo realizadas por vinte e cinco agentes de saúde e dois agentes de vetores, durante as manhãs e tardes. Dessa vez as visitas alcançarão todos os 9 mil domicílios.

O número de amostras que deram positivo para as larvas do mosquito da Dengue é assustador. Das 40 coletadas nos vários domicílios visitados, 32 eram do Aedes Aegypti. Segundo os agentes esse número tende a crescer nos próximos dias.

A Secretaria de Saúde informou que se surpreendeu com os números pois acreditava, devido a quarentena por conta do novo coronavírus, que a população estivesse mais atenta quanto a limpeza de seus quintas. Mas os números revelam que não. 

Ao longo do ano passado foram 77 notificações. Destas, 47 testaram positivo para Dengue - 2 importadas. Ninguém morreu.

Esse ano já foram notificados 8 casos; 5 foram descartados, dois aguardam para fazer exames e 1 importado testou positivo.

A fêmea do mosquito da Dengue tem uma vida útil de 45 dias e pode picar pessoas num raio de 150 metros a partir do criadouro. O controle realizado no início do ano mostra que em alguns bairros esses criadouros estão próximos uns dos outros, o que pode ampliar a área de transmissão em caso de confirmação da doença.

Indicadores de Avaliação de Densidade Larvária realizada em janeiro apontam ainda que o bairro São José - Além Linha - está na liderança dentre os que mais apresentaram amostras positivas do Aedes Aegypti, seguido pelo Conjunto São João. No Centro, Vila Sene e bairro Nova Esperança o número também é alto. 

Alto também é o número de residências fechadas ou de moradores que não receberam os agentes de saúde. Dos 712 domicílios, 151 ou 26,9% não puderam ser vistoriados. 

Sobre os terrenos sujos ou que servem como criadouros para o mosquito da Dengue, a Secretaria de Saúde informou que desde o ano passado a Prefeitura de Buri está realizando a limpeza. 

Quanto aos custos, estes estão sendo fixados junto ao IPTU e repassados ao proprietário descuidado. 

Por Buri Conectado