O número de casos positivos do novo corona vírus em Buri pode ser maior do que os já apresentados oficialmente.

Se olharmos os dados divulgados no início do mês (04/06) antes da mudança no formato dos boletins, em que se detalhava os casos notificados, suspeitos, positivos, em análise e curados, tínhamos um total de 62 notificações. Vamos ilustrar as possibilidades através dos 49 pacientes que evoluíram para a cura, de acordo com o boletim na época.

Parte desses pacientes curados não sabem dizer do que realmente se curaram e apesar das recomendações do órgão de saúde quanto ao isolamento domiciliar (quarentena), não foram submetidos a testes, afinal, alguns não se encaixaram nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que recomenda o exame apenas a profissionais da saúde e pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave.

Entre os números confirmados e divulgados oficialmente nessa segunda feira (15) temos pessoas que optaram fazer o exame de forma particular, em Buri e outras cidades. Se não tivessem pago os testes talvez não saberiam que estavam contaminados com a Covid-19.

Eis o questionário.

Será que todas as pessoas que apresentam sintomas, mas não se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde tem condições para fazer o teste? 

Elas vão procurar os órgãos de saúde apresentando sintomas leves? E os assintomáticos?

As que tiveram contato com cada uma das 27 pessoas que testaram positivo pra Covid-19, fizeram ou farão também o teste? Estão em isolamento domiciliar? 

Por enquanto são perguntas sem respostas. 

O que vale nesse momento é reforçar os cuidados com a higiene, distanciamento, uso de máscara e só sair de casa se for realmente necessário, tomando todos os cuidados. 

Imagem ilustrativa/ yahoo
Por Buri Conectado