Pais que fazem parte do 'Programa Viva Leite' relatam a constante escassez do produto na hora da entrega. Um deles foi a público nas redes sociais para relatar o que chamou de 'cachorrada' e insinuou que o leite poderia estar sendo desviado. 

Elias Soares enviou ao Buri Conectado alguns registros (vídeos) feitos por ele, do carregamento de vários litros de leite, após ter sido informado que o mesmo havia acabado. O primeiro registro foi feito em 11 de fevereiro, dia e que seu filho de 03 anos fez aniversário e segundo ele, ficou sem o leite. O outro registro foi feito no dia 13 de fevereiro.

Na ocasião, Elias disse ter seguido o veículo a serviço da prefeitura de Buri que transportou o leite. Segundo ele, os litros foram divididos entre três instituições de diferentes segmentos, nenhuma que atendesse a crianças.



Nessa terça feira (23) voltou a faltar leite segundo ele. A escassez do produto também foi apontada por Joseli Moura de Lima ao Buri Conectado.

"Queria  fazer uma reclamação, mães do viva leite. Hoje ficamos sem leite, fomos buscar no horário e não tinha leite algum, já tinha dado tudo. Onde esta indo esses leites? Temos crianças pequenas em casa,  como ficamos agora? Só vai ter na terça feira" disse.

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - enviou ao Buri Conectado uma nota falando sobre o assunto.

Termo de Esclarecimento sobre o Projeto Viva Leite.

O Projeto Viva Leite é destinado a crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses, com prioridade a famílias com renda mensal de até ¼ de salário mínimo per capita.

Para inclusão é necessário fazer o Cadastro Único no CRAS, enviar a Secretaria de Saúde onde são disponibilizadas através do sistema PAN, cerca de 07 a 10 vagas/mês, seguindo-se um cronograma de datas.

Na eventualidade de beneficiário(s) faltar e consequentemente haver sobras do Leite, o procedimento para distribuição é que as famílias façam também a folha do Cadastro Único para posterior inclusão. Enquanto que o restante é destinado a Organização da Sociedade Civil Municipal que atendam crianças dentro dos critérios do Projeto.

Alguns exemplos são: Casa Transitória, Apae, Creches Municipais.

Devido a pandemia, a distribuição do Leite está sendo distribuído somente uma vez por semana a critério da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, para evitar ao máximo, as aglomerações.

Neste caso específico do dia 22/06 conforme as notas (15/06 e 22/06 comprovam) vieram faltando 369 litros com isto alguns dos beneficiários acabaram ficando sem o leite. (Comunicado com o Laticínio)



Sobre as declarações enquanto o mau atendimento da Funcionária para com os usuários, a responsável pelo setor diz estar tomando as providências cabíveis ao caso.

Para quaisquer esclarecimentos, contatar a Secretaria Municipal de Saúde, onde são realizados os serviços de antropometria do Projeto Viva Leite, ou o CRAS onde é realizada a destinação do Leite para Entidades Municipais. 


Por Buri Conectado