A expansão do novo coronavírus pelo Brasil trouxe muita preocupação, causou perdas irreparáveis a milhares de famílias, que mal tiveram tempo de se despedir de seus entes queridos, desemprego e prejuízos ao setor comercial. 

Na verdade tudo isso infelizmente já era previsto; basta voltarmos lá no inicio do ano quando acompanhávamos através dos jornais a devastação da Covid-19 na China, Itália e outros.

Ocorre que esse fenômeno também sacudiu muita gente. A população se reinventou de várias formas e passou a viver o que alguns chamam de 'novo normal'. Apesar da resistência de parte da população em se precaver, muitos por descrença quanto a gravidade do mal que já assolou muita gente, boa parte dela mantem seus cuidados e isso claro, é fundamental para que hoje possamos pensar num retorno gradual a normalidade.

Para o pessimista a pandemia significou o fim da linha, dos tempos, a derrota. Para os oportunistas, o momento ideal para corromper, desviar, explorar ou fingir preocupação. Mas o otimista, aquele que vê sempre adiante com bons olhos, bom senso e empatia, percebeu que, assim como muitos transtornos, esse também passará. E ao que parece já está perdendo força mundialmente e logo poderemos dizer o mesmo daqui.

A pandemia passará e deixará um legado. Legado? Sim.

Nesse período mesmo afastados, muitos permaneceram juntos 'de mãos dadas'. Famílias, empresas, instituições demonstraram de forma aliada, sua força e até aqui, evitaram mais sofrimento, fome e calamidade. 

Empreendimentos comerciais diversos tranquilizaram seus credores e clientes diante da crise e do isolamento social e tentaram ao máximo manter empregos, suas portas abertas. Muitos continuam de pé. 

Aos que se reinventaram, não perderam a oportunidade de se aproximar, entender e fidelizar seus clientes, estes serão lembrados.

Esse é um dos legados. Todos lembrarão daqueles que estenderam a mão no momento em que mais precisaram, assim como evitarão os que deram a costa ou simplesmente se aproveitaram da situação.

O especialista em marketing talvez diga futuramente que a solidariedade nesse momento tenha sido uma importante ferramenta para a forte retomada no pós Covid-19.

A fase 2 do Plano São Paulo a qual integramos, permite o retorno gradual de alguns empreendimentos comerciais. Esse é o momento único para que cada empresário, comerciante, de várias formas, deixe sua boa mensagem, para que sejam bem lembrados como aqueles que estenderam as mãos e se preocuparam com a vida e a condição financeira daqueles que não esquecerão da sua empatia em tempos de pandemia.

Por Buri Conectado