O início.

O coronavírus causou grandes impactos na vida e no dia a dia de todo mundo. Cidadãos, empreendedores, instituições, empresas, todos experimentaram a sensação de ter que se reinventar e ao mesmo tempo combater um inimigo em comum, a Covid-19.

Os mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino, bem como os cerca de 300 profissionais da educação também foram afetados pelo fechamento das escolas devido a pandemia. A crise sem precedentes e de proporção mundial fez com que educadores e famílias inteiras tivessem que lidar com o inesperado. 

A criatividade entra em cena.

Em benefício da vida, gestores e professores buscaram novas maneiras para continuar ensinando. 

Com intuito de minimizar as perdas para esses milhares de alunos e de manter o vínculo entre eles, escola e a família, a Secretaria Municipal de Educação normatizou através de Resoluções, várias medidas.

Através delas e com ajuda da tecnologia foi possível dar continuidade aos trabalhos em Buri, a exemplo de grupos criados pelo whatsapp para distribuição de conteúdos e atividades. Os livros didáticos e apostilas seguiram sendo distribuídos. 

Mas, apesar de todo esforço e desempenho de todos, fica evidente que a crise do coronavírus trará efeitos permanente sobre a forma de aprender, afinal, o isolamento criou novos hábitos e comportamentos, tanto nas famílias, quanto nas instituições de ensino, que estão revendo uma série de processos, estruturas e metodologias.

Os desafios para essa reorganização é grande, mas, se supera com a percepção de que tudo está prestes a ser como antes.

As boas noticias e o possível retorno.

Após quatro meses de pandemia no Brasil, surgem os primeiros sinais de que a 'normalidade' está perto de ser retomada. Os vários testes de uma vacina eficaz contra o coronavírus, bem como a corrida para se decidir qual estará disponível primeiro, tem causado uma onda de esperança mundo a fora, inclusive por aqui.

A Secretaria de Educação de Buri e o Conselho Municipal de Educação estão atentos às possibilidades e já elaboraram um Plano de Retorno às aulas (previsto para outubro) alinhado com as recomendações das autoridades sanitárias e comissões locais, que só dependerá da fase em que o município se encontrará, para ser aplicado. 

O legado.

"Toda crise é uma oportunidade de aprendermos algo novo, a pandemia nos ensinou em poucos meses o real valor de habilidades como criatividade, comunicação, colaboração, resolução de problemas complexos e adaptabilidade. Por fim, resta o sentimento de que a vida é o nosso bem maior e a Educação é o instrumento de reconstrução e de transformação do mundo e de nossas vidas sempre para melhor" Barbara Patriarca.

Imagem ilustrativa/ internet
Por Buri Conectado