Os vereadores votaram na última segunda feira (10) uma Moção de Apelo (nº 24/2020) endereçada ao governador de São Paulo João Dória (PSDB). Nela eles reivindicam mais empenho do governo paulista para tornar efetivo o funcionamento da 16ª Região Administrativa criada em 07 de fevereiro de 2014.

Buri e outras 32 cidades fazem parte da nova Região Administrativa que tem Itapeva como sede.

Entre elas; Angatuba, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Ribeirão Branco, Apiaí, Iporanga, Coronel Macedo, Itaí, Arandu, Paranapanema, Itaberá, Taquarituba, Tejupá, Piraju, Riversul, Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Barra do Chapéu, Itaoca, Ribeira, Itapirapuã Paulista, Fartura, Taguaí, Barão de Antonina, Itaporanga, Nova Campina, Ribeirão Grande, Sarutaiá, Taquarivaí e Guapiara.

Eles lembraram que a região sudoeste é uma das mais subdesenvolvidas do Estado, ou seja, mais pobre e desassistida e que de acordo com o que disse o governador João Dória à imprensa na época, seria priorizada. Contudo, até o momento eles não vislumbraram nenhuma ação efetiva por parte do Estado nesse aspecto.

Pelo contrário; ao invés de uma aproximação da administração publica estadual com a região, diante de novas instalações de órgãos estaduais a exemplo de uma Diretoria Regional de Saúde, Polícia Federal, entre outros, Itapeva que é a sede regional perdeu o que já havia conquistado.

O IML - Instituto Médico Legal - foi mencionado como exemplo. De acordo com o documento, devido sua desativação os cidadãos passaram a se deslocar à Itapetininga. O tempo e a distância contribui para situações complicadas e muitas vezes desumanas.

A ausência de uma DRS - Diretoria Regional de Saúde - na 16ª Região Administrativa gera aborrecimentos e atrapalha na agilidade e no acesso a esse tipo de serviço em razão da distância, já que a mais próxima é a de Sorocaba.

O presidente do Legislativo buriense Celso Caiubi disse que a Moção de Apelo votada segunda feira pelos vereadores em Buri, corresponde aos anseios das Câmaras das 32 cidades e que elas já se mobilizam cobrando atenção do governo estadual para nossa esquecida região.

"Embora já criada através do Decreto Estadual, a Região Administrativa não conta com a presença dos órgãos estaduais para atender as demandas dos municípios membros, de modo que Itapeva e todos os demais municípios integrantes continuam a depender de municípios da Região Administrativa de Sorocaba" [sic]

Imagem ilustrativa/ internet
Por Buri Conectado