O 'Amigos do Judô' é um projeto que existe há 16 anos e como todo projeto, tem suas dificuldades. Mas nada que desanime o Sensei Luciano Oliveira.

Ao contrário, não há desafio que supere os benefícios e o significado do 'Amigos do Judô' na vida de seus integrantes. 

Mudanças governamentais sempre alteraram a rotina do projeto. O Sensei Luciano se recorda dos 3 anos que treinou ao lado do filho Neto Mossolino, na rua, em frente de casa na São José. Mais tarde ele foi pra Taquarivai onde treinou ao lado do Sensei André. 

Em 2018 voltou para Buri e como voluntário treinou por determinado tempo no CRAS, até que sua esposa Priscila Mossolino teve uma ideia genial que impulsionou ainda mais o projeto. 

"(...) ela puxou minha orelha e falou que era hora de termos o nosso canto, hora de renascer das cinzas igual uma Fênix" disse.

E lá foi ela ajudar o esposo a expandir o 'Amigos do Judô'. O espaço, que pertencia a sua família, passou por várias reformas e para tal, contou com ajuda de colaboradores.

Recém surgido o projeto já conta com cerca de 90 alunos. Quase uma centena de jovens e crianças que poderiam estar perambulando pelas ruas ou envolvidos com práticas ilícitas, mas não estão. 

Além de direcioná-los ao caminho correto o 'Amigos do Judô' estimula a valorização do vínculo familiar, do respeito ao próximo, os auxilia nos cuidados com o corpo e a mente, desenvolve disciplina, os estimula a ser solidários, humildes e os fortalece espiritualmente.




Mas, esse resgate além de dedicação demanda despesas como água, energia, uniforme, entre outros. Existem os que colaboram com valores simbólicos como aqueles que não tem condições. Nem por isso deixam de participar do projeto.

"É importante a sociedade civil acompanhar e a ajudar o projeto. Nós formamos cidadãos de bem e dessa forma contribuímos para uma cidade mais tranquila, com baixos índices de roubos, furtos, tráficos, suicídios, alcoolismo. Resumindo, contribuímos para uma sociedade melhor" disse Luciano.

Além de contar com essa ajuda, o 'Amigos do Judô' está aberto à comunidade e espera poder alcançar cada vez mais pessoas. 

"O Amigos do Judô agradece a todos os colaboradores, patrocinadores, pais, alunos. Principalmente a Deus e minha esposa Priscilla Mossolino. Ela faz o milagre acontecer. Anota , senta, conversa, cobra. Ela dá as ordens e faz o milagre acontecer. Eu dou as aulas de judô. Mas a administração é ela. Mulher de garra. Agradeço também meu sogro Marco Mossolino e Minha Sogra Elisabete Mossolino, por ceder nossa Sede" finalizou Luciano.

Gostou? Quer conhecer ou ajudar o projeto?

Rua: Expedicionário Antônio Caetano de Souza filho n°180 - Centro - Buri SP (em frente ao Posto Sene). Dias de treinos: segundas, quartas e sextas feiras das 18h as 19h (Kids) e das 19h as 20h30 (jovens e adultos).

Por Buri Conectado