Moradores de alguns bairros de Buri, incluindo a Capelinha, manifestaram indignação pela falta de água durante o final de semana. De acordo com os relatos, o desabastecimento ocorre desde sexta feira (11).

Uma moradora publicou um vídeo em sua rede social relatando o problema. Ela questionou o porquê do desabastecimento.

"Eu estou aqui pra perguntar pra Sabesp e para os governantes de Buri, o que esta acontecendo com nossa água. O porquê do bairro da Capelinha há quatro dias, todo dia a gente fica sem água, é uma vergonha" queixou-se a moradora.

Ainda conforme o relato, o desabastecimento de água na Capelinha tem durado cerca de 19 horas (das 07h da manhã as 02h da madrugada. Situação que segundo a moradora tem feito os moradores trocarem o dia pela noite.

"(...) de dia não tem uma gota de água e a noite quando volta a gente se desespera pra lavar prato, lavar roupa. Só que a conta chega todo mês, a gente não deixa de pegar e cada mês vem mais caro, por quê? questionou.

O Buri Conectado entrou em contato com a Sabesp para saber o motivo do desabastecimento e questionou inclusive a possibilidade de racionamento devido a falta de chuvas.

A Sabesp informou que o abastecimento de água foi prejudicado nas regiões mais afastadas da cidade, entre elas o bairro Capelinha, devido o aumento no consumo decorrente das altas temperaturas dos últimos dias. 

A Companhia afastou a possibilidade de racionamento e disse que realiza manobras operacionais para restabelecer o fornecimento de água.

Ainda de acordo com a Sabesp, diante das altas temperaturas e da falta de chuvas é necessário que a população utilize água de forma consciente e sem desperdícios.

Exemplos:

1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.

2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

3. Não use água corrente para descongelar alimentos.

4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Para saber mais acesse: http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450


A Companhia disse que segue à disposição através dos telefones 195 e 0800 055 195 - ligação gratuita.

Por Buri Conectado