A Secretaria de Meio Ambiente de Campina do Monte Alegre acionou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB - após surgimento de manchas e espuma no Rio Paranapanema. Além disso o escritório da OAB de Itapetininga contatou a ANA - Agência Nacional de Águas, que também se prontificou em averiguar a situação.

De acordo com as informações a mancha espumosa teria chego ao Rio Paranapanema durante o final de semana vinda do Rio Itapetininga e atingiu um dos pontos turísticos mais importante da região, o Salto do Paranapanema.

O Eco Road lamentou a situação e garantiu que os responsáveis serão punidos. 





"Inacreditável! Há menos de 1 mês estávamos comemorando o dia do Rio Paranapanema (27 de Agosto), o rio MENOS POLUÍDO do Estado de São Paulo com uma ação de limpeza, retirando resíduos sólidos flutuantes (lixo) de seu leito, e ficamos felizes em retirar um volume considerado pequeno, se comparado as primeiras ações de limpeza. Hoje estamos tristes por conta da mancha de poluição que chegou, segundo relados por intermédio do rio Itapetininga, até um dos pontos turísticos mais INCRÍVEL e IMPORTANTE da nossa região, o Salto do Paranapanema" publicou.

A organização de preservação ambiental tem como objetivo a educação ambiental, a prestação de serviços ambientais, a defesa da vida e o incentivo a um desenvolvimento sustentável.

Segundo informações a CETESB ainda não concluiu as investigações sobre as causas do impacto ambiental. A Agência Nacional de Águas encaminhou ofício às câmaras técnicas competentes sobre o problema.

O Eco Road solicitou que os moradores façam registros dos impactos no Rio Paranapanema para que sejam usadas em ações jurídicas futuras.



Fotos acervo do Grupo Eco Road
Por Buri Conectado