Os candidatos à Prefeitura de Buri, Pipo Ú Fonseca (PRTB) e Omar Chain (PP) devem reunir seus apoiadores para saírem em carreata pelas ruas da cidade no próximo sábado (14). A concentração do candidato Omar Chain está prevista para as 14h; enquanto a de Pipo Ú Fonseca para as 16h. 


Diante da baderna, confronto e do número de pessoas feridas nas eleições de 2016 por conta das duas carreatas terem saído no mesmo dia, o Buri Conectado questionou o representante da Justiça Eleitoral de Itapeva Roberto Biolchini sobre a segurança dos militantes e se tinha o conhecimento do ocorrido nas últimas eleições.

Ao BC ele informou que teve conhecimento do caos que se transformou a cidade no dia em que saíram as duas carreatas e disse que a Justiça Eleitoral não pode restringir atos de campanha. Segundo ele, cabe a Polícia Militar intervir ou mesmo interromper atos de campanha, caso não consiga promover a segurança dos apoiadores.

Ainda de acordo com ele, a primeira carreata deveria ser do candidato Omar Chain durante a manhã e de Pipo Ú Fonseca a tarde.

"A Justiça Eleitoral não pode restringir atos de campanha. A violência não pode ser pressuposta juridicamente, de modo que o Judiciário impeça previamente o ato de campanha. Os protocolos das carreatas não acontecem na justiça eleitoral, e sim perante autoridade policial. A polícia, sim, pode impedir atos de campanha simultâneos, caso ela não tenha condições de prover a segurança de ambos. Se não me engano, a carreata do Candidato Omar está prevista para de manhã, e a carreata do Candidato Joaquim, para a parte da tarde" disse Bilchini diretor do Cartório Eleitoral de Itapeva.

Segundo ele, haverá reforço na segurança no dia da eleição, com apoio inclusive da cavalaria da PM, mas, não soube dizer referente ao dia das carreatas. O diretor do Cartório Eleitoral de Itapeva disse ainda que o Cap. da PM Mota é quem deve coordenar a segurança na cidade durante os eventos.

Nós entramos em contato com o Sargento Sabóia pra saber um pouco mais referente a segurança tanto nas carreatas como no dia da eleição, mas até o momento não tivemos retorno.

Por Buri Conectado