Demorou mas, as mulheres deverão compor novamente o Plenário da Câmara Municipal de Buri na próxima Legislatura (2021-2024).

Após quatro anos sem nenhuma representação feminina a Câmara Municipal terá duas mulheres participando das principais e importantes decisões para o município.

Claudia Maria de Lima (PRTB) foi eleita vereadora pela segunda vez. Ela integrou a 16ª Legislatura (2013-2016) ao lado de 10 vereadores homens. Zilma Fonseca, do mesmo partido, entra pela primeira vez.

O número de mulheres aptas a votar em Buri é 111 menor que o numero de eleitores homens (7.835 homens - 7724 mulheres). Mesmo assim, são eles a maioria em todas as Legislaturas.

Até aqui passaram pela Câmara de Buri sete mulheres, oito a partir de 2021. Foram elas, Natalice Maria de Almeida Kolomare, Carla Maria de Lima, Fátima Aparecida dos Passos, Marcela Albuquerque de Souza e Maria Ângela de Castro Alencar.

A primeira mulher eleita vereadora na cidade foi Maria Pereira Silva; ela legislou entre 1977 e 1983 (dois mandatos).

Buri nunca elegeu uma mulher para prefeita. Até aqui elas figuram apenas na vice liderança. 

Renata Arato foi a única a assumir a Prefeitura Municipal (por um ano) após renúncia do ex prefeito Ú Fonseca em 2016. Maria Fátima é a atual vice prefeita até 31 de dezembro desse ano.

Por Buri Conectado