Semana decisiva nas articulações para escolha do novo presidente do Legislativo buriense.


 

Depois da corrida eleitoral por uma vaga na Câmara Municipal os vereadores eleitos se preparam para uma outra disputa. 

Essa semana é decisiva para as articulações que definirá o novo presidente do Legislativo do próximo biênio (2021/2022).

De acordo com a apuração feita pelo Buri Conectado, disputarão a presidência da Câmara os vereadores; Claudia Maria de Lima, Celso Caiubi, Maciel Pedro Santos 'Fama' e Reginaldo Correa 'Naldo'.

Os vereadores Leh Mendes, Benedito Antunes 'Dito do Matão', Zilma Fonseca e Ronaldo Danilo informaram que não pretendem entrar na disputa. Exceto o vereador Dito do Matão que informou que votará no vereador Naldo, os demais disseram que estão analisando os candidatos à presidência do Legislativo buriense.

O vereador Gabriel Comeron informou que haverá uma reunião ainda essa semana para discutir sobre o voto. Segundo ele, o vereador Celsinho é o mais cotado do grupo.

Os vereadores Armando Machado 'Nei' e Renato V. Cassú não se manifestaram sobre se disputariam ou apoiariam alguém.

O presidente da Câmara Municipal integra a Mesa Diretora e também a preside. Ele é o representante legal da Câmara, tanto nas relações externas, como nos trabalhos internos, desempenhando as funções Legislativa, de Direção, de Administração e, principalmente a função Representativa.

O presidente possui não só a prerrogativa, como o dever legal de atuar em nome da Câmara, especialmente nas atividades externas (relações que a Câmara mantém, por exemplo, com o Prefeito).

O presidente da Câmara exerce a função Legislativa quando atua orientando a elaboração das leis, seja dirigindo os trabalhos da casa, presidindo o Plenário, seja dando voto de desempate nas deliberações. Ao presidente cabe a tarefa de promulgação das Leis, Decretos Legislativos, Resoluções, nos termos da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Câmara.

É a que o presidente exerce no sentido de imprimir organização aos serviços da Câmara. São também Funções Administrativas todas aquelas que se relacionam com a expedição de Atos Executivos que devem ser praticados pelo próprio Legislativo.

Outra importante atividade do presidente da Câmara Municipal é a de dar posse ao prefeito, vice-prefeito e vereadores que assumem o mandato no decorrer de uma legislatura, podendo declarar vaga ou extinção, quando o caso.

Por Buri Conectado


Semana decisiva nas articulações para escolha do novo presidente do Legislativo buriense. Semana decisiva nas articulações para escolha do novo presidente do Legislativo buriense. Reviewed by Buri Conectado on 22:14:00 Rating: 5
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário

Featured Video