Empresários, funcionários e representantes do comércio de Itapeva manifestaram nesta quarta feira (27) pelo 3º dia consecutivo contra o fechamento do comércio imposto pelo governo estadual através da reclassificação do Plano São Paulo de flexibilização econômica.

O grupo percorreu por ruas do centro da cidade carregando faixas e cartazes, solicitando intercessão do Ministério Público junto ao governo paulista nessa questão. Ontem eles se reuniram para protestar contra a fiscalização da prefeitura em estabelecimentos que insistiram abrir. Posteriormente eles se reuniram com o prefeito e vereadores na tentativa de encontrar uma solução para o problema.

No ato desta quarta feira e com auxilio de um carro de som os manifestantes demonstraram insatisfação com a reclassificação e disseram que os critérios estipulados para reclassificar a região de Sorocaba não correspondem com a realidade de Itapeva.

"(..) estivemos a tarde com o Executivo... o prefeito já oficiou, segundo informação do jurídico, ao governo do estado pra que determine essa reclassificação, pra que nos desvincule de Sorocaba uma vez que os prefeitos da nossa região nem sequer foram convidados pra fazer parte da comissão em Sorocaba. Infelizmente estamos vinculados a DRS - Diretoria Regional de Saúde - de Sorocaba" disse um manifestante.

O intuito segundo os comerciantes não é desrespeitar ou causar tumulto e sim adequar tecnicamente os números de Itapeva que conforme relataram, não se encaixam à fase vermelha.

(...) não queremos ilegalidade, que sejam descumpridos, não queremos desordem, queremos apenas que nos provem que os números apresentados pelo Comitê estão corretos. Os números de Itapeva não preveem estarmos na fase vermelha. O comércio e as famílias estão pagando por isso" disse um manifestante.

O movimento foi pacífico e terminou na praça Anchieta.

De acordo com o boletim publicado ontem - terça feira 26 - pela Santa Casa de Itapeva, 18 pacientes estão internados na unidade de saúde; 10 suspeitos pra Covid e 08 confirmados.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 50% e da enfermaria Covid 85,71%.

Por Buri Conectado