A partir dessa quinta feira (7) donos de veículos registrados em São Paulo devem iniciar o pagamento do IPVA 2021, a vista ou 1º parcela, a começar por carros com placa final 1. Esse ano o imposto deve ser, em média, 6,77% mais barato. Isso se deve à desvalorização dos modelos usados, não necessariamente a uma redução do imposto.

O valor do tributo varia conforme a alíquota, que incide sob o valor venal do veículo. O preço é calculado tendo como base a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Ou seja, quanto mais antigo for seu veículo, menor será o valor do IPVA.

Dependendo da idade do veículo, o motorista não precisa pagar imposto. Contudo, o tempo necessário para habilitar a isenção varia conforme o estado. Em São Paulo o prazo é de 20 anos.

Como pagar o IPVA

Para quitar o IPVA basta ter o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM) em mãos e fazer o pagamento pela internet (internet banking ou aplicativo), em uma agência bancária, pelo cartão de crédito com instituições cadastradas pela Secretaria da Fazenda ou via Lotérica São João

É importante atentar-se ao final da placa do veículo e ao calendário de vencimentos.

Quem não pagar o IPVA dentro do prazo deve pagar uma multa de 0,33% por dia de atraso e mais juros calculados com base na taxa Selic. Se a quitação não ocorrer em um prazo de 60 dias após o vencimento final, a multa será de 20% do valor do imposto. A Secretaria da Fazenda pode, ainda, inscrever a dívida no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Caso isso ocorra, a multa salta de 20% para 40% do valor devido.

É importante lembrar que o não-pagamento de IPVA impede o licenciamento do veículo no ano vigente. Veículos com o licenciamento em atraso podem ser apreendidos e o proprietário é penalizado com multa gravíssima e com a aplicação de sete pontos na CNH.


Calendário acervo Lotérica São João Buri.

Por Buri Conectado