Escolas da rede municipal de ensino de Buri abriram as portas nesta terça feira (26) para receber alunos na modalidade presencial e rotativa. A adesão foi tímida no primeiro dia de aula, em torno de 25% segundo a Secretaria de Educação, índice abaixo da capacidade permitida na fase mais restritiva do Plano São Paulo de Flexibilização que é de 35%.

De acordo com a secretária de educação Barbara Patriarca essa situação já era esperada.

Desde que cogitou-se o retorno às aulas presenciais no município e mesmo diante das garantias de segurança mencionadas pela pasta e pelo chefe do Executivo de Buri, pais já manifestavam insegurança e desinteresse em enviar os filhos às escolas.

"Eu acho que ainda é cedo pra volta as aulas pois crianças não ficam com a máscara direto. Deviam esperar todos ser vacinados" comentou uma mãe.

"Vai mandar os filhos quem quiser pois tem essa opção. Temos que orar por quem vai, pelos professores, pelos funcionários das escolas e que passe logo tudo isso. Enquanto as pessoas não tiverem consciência da seriedade da doença infelizmente vamos continuar vivendo esse pesadelo, que Deus proteja todos que terão que estar nas escolas, eles estão trabalhando, não estarão lá porque querem e sim porque são mandados e precisam seguir o que é passado a eles. Fácil não vai ser, que Deus os abençoe"  comentou outra mãe.

(...) alguém vai assumir esse risco? quem vai se responsabilizar se acontecer alguma coisa? o Poder Público? duvido! comentou um pai.

As aulas presenciais não são obrigatórias nas fases vermelha e laranja do Plano de Flexibilização. Os pais que não se sentirem seguros de enviar seus filhos à escola poderão mantê-los no sistema remoto, porém, devem se comprometer em buscar e entregar as atividades remotas e de estar em constante contato com a escola.

As unidades escolares do município foram equipadas com materiais de consumo para o cumprimento dos protocolos sanitários. Além disso funcionários e professores participaram de uma capacitação sobre 'protocolos sanitários durante a pandemia'. A todo momento e diariamente as unidades são pulverizadas, mais uma medida entre as demais pra garantir a segurança dos alunos.

Bárbara Patriarca disse que o ambiente escolar é o mais seguro nesse momento e que é necessário o cumprimento de todas as medidas para garantir a segurança. 

Por Buri Conectado