Omar Chain usou sua rede social para anunciar as medidas que serão tomadas a partir desta segunda feira (15) pra conter o avanço da Covid-19 em Buri. Na ocasião ele disse que a região está em colapso, referindo-se ao aumento nos casos de coronavírus e a oferta de leitos nas unidades de saúde.

Segundo o prefeito de Buri e presidente do Condersul - Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste do Estado de São Paulo - só na sexta feira foram 5 transferências através da Central de Regulação de Serviços de Saúde - vaga CROSS, 03 delas para Brasilândia, por não haver leitos disponíveis em Itapeva, Itapetininga e Sorocaba.

" Tivemos na semana passada uma semana tensa, 5 tranferências em um só dia, na sexta feira. Tivemos 3 casos transferidos para Brasilândia, isso demonstra que nossa região está em colapso, não há mais vagas nas cidade de Itapeva, Sorocaba , Itapetininga. Estamos transferindo a hora que a vaga CROSS aparece, são pessoas que precisam ser entubadas, estar em UTI, então estão sendo transferidas onde aparece a vaga CROSS" disse Omar

As duas ambulâncias UTI não estão sendo suficientes segundo o prefeito, que disse ter sido preciso alugar um terceiro veículo durante o final de semana. "(...) enfim, a situação está muito preocupante" disse

Só na semana passada Buri registrou 6 novos óbitos totalizando 19 mortes em decorrência da doença. 77 novos diagnósticos positivos no mesmo período.

Um paciente de Buri está internado com suspeita da doença na Santa Casa de Itapeva que informou a sua taxa de ocupação nesta segunda feira; 100% UTI e 65% enfermaria Covid.

Ações na região.

A Prefeitura de Guapiara decretou toque de recolher entre 14h e 06h do dia seguinte a partir de segunda feira (15). O Decreto Municipal determina o recuo da cidade à fase vermelha do Plano São Paulo de Flexibilização. A Prefeitura em parceria com a Sabesp pulverizaram várias ruas e pontos de aglomeração da cidade com uma solução de cloro e Água.


Imagem acervo PM de Guapiara

A Prefeitura de Angatuba usou tratores para pulverizar a cidade neste domingo (14) com hipoclorito de sódio. Também foi decretado pelo prefeito interino que apenas serviços essenciais possam estender suas atividades comerciais após as 18h entre sexta (12) e terça (16).

A imprensa local já fala de lotação na Santa Casa da cidade e pede atenção da população quanto aos cuidados.

Imagem reprodução acervo PM de Angatuba

Por Buri Conectado